A Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB realizou em Itaicí, de 3 a 7 de setembro de 2010, o terceiro congresso vocacional do Brasil que vinha sendo preparado desde 2008 envolvendo as lideranças vocacionais dos 17 Regionais.

congresso vocacional 2010

Como lema iluminador teve o imperativo missionário de Jesus:  “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações (Mt 28,19) e como tema: “Discípulos missionários a serviço das vocações” em sintonia com a Conferência de Aparecida que nos convida ao discipulado e à missionariedade.

Congresso Vocacional abertura3 2010Congresso Vocacional abertura4 2010

Congresso contou com a presidência de Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM, bispo prelado de São Felix do Araguaia, membro da comissão episcopal e com a participação de aproximadamente 450 delegados e convidados, entre bispos, padres, religiosos, religiosas e leigos.

Congresso Vocacional abertura5 2010Congresso Vocacional abertura6 2010

Congresso Vocacional abertura7 2010

Congresso Vocacional plenria 2010Congresso Vocacional plenria3 2010

06 dommanuelcatedral3

Dom Manuel Parrado Carral participou como bispo referencial do SAV/PV do Regional Sul 1. Interrogado sobre o evento  disse ter sido um momento forte para a Igreja no Brasil em seu trabalho de animação vocacional. Da mesma forma que os dois congressos anteriores, também este forneceu novas pistas de ação para motivar e dinamizar o trabalho da pastoral vocacionalem todas as dioceses do Brasil.