29 de setembro de 2010

Caros Padres

Prezados Seminaristas,

É uma grande alegria  podermos estar reunidos ao redor do altar do Senhor, para participarmos da mesa da Palavra e da Eucaristia. Hoje  celebramos o nosso padroeiro diocesano, São Miguel Arcanjo e o Dia do Seminário Diocesano. A festa litúrgica de hoje nos convida a honrarmos as três figuras angélicas a quem a Sagrada Escritura denomina com um nome de  Miguel,  Gabriel e  Rafael.

São Miguel Arcanjo. O seu nome significa Quem como Deus?  - Ninguém é como Deus. Essa convicção deve nos tornar  vigilantes contra o perigo de criarmos  ídolos para o nosso  próprio uso ou colocarmos nossa confiança e  objetivo  no dinheiro, na fama, no poder e no prazer a todo custo. Quem assim o fizer, ficará desiludido. Fora de Deus ninguém pode conduzir o ser humano à salvação, à verdadeira felicidade. Ninguém como Deus! É a mensagem de São Miguel na festa de hoje.

São Gabriel Arcanjo.  cujo nome significa Deus é a minha força. Apresenta-se sempre como portador de grandes notícias. É o encarregado de transmitir da parte de Deus a mais alegre mensagem: A Encarnação do Filho de Deus. As suas palavras são repetidas inúmeras vezes num louvor a Nossa Senhora que jamais terá fim: Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo, bendita és tu entre as mulheres. Deus é a nossa força. A festa de hoje lembra a todos nós,  que não estamos sozinhos.  Deus está sempre ao nosso lado, nos dando força e coragem.

São Rafael Arcanjo. Seu nome significa Deus cura. Remédio de Deus. Foi enviado pelo Senhor para acompanhar o jovem Tobias na sua viagem e para socorrer Sara na sua adversidade. É venerado como Padroeiro dos caminhantes e dos doentes.

Meus irmãos, a vida é uma longa viagem que termina em Deus. Deus pensou em nós desde toda a eternidade e amou-nos como pessoas únicas,   chamando-nos a cada um pelo nome, como o Bom Pastor, que chama as ovelhas pelo nome.

A vocação  se apresenta a cada um de nós como um caminho a se percorrer e no fim do qual Deus nos espera. É muito importante a busca do conhecimento da vontade de Deus. É uma caminhada longa para o discernimento.

É importante encontrarmos “anjos”, pessoas mensageiras de Deus que nos escutam, nos orientam  e nos ajudam no processo de conhecimento da vontade de Deus a nosso respeito. É o serviço que a Igreja presta aos jovens com a Pastoral Vocacional.

Essa Casa de formação, o Seminário Diocesano de São Miguel Paulista tem como objetivo ajudar os jovens que se sentem chamados ao sacerdócio a aprofundarem suas motivações, a crescerem em sua identificação com Jesus Cristo o Bom Pastor, o Sumo e Eterno Sacerdote, pois, no mundo eles deverão ser a presença de Jesus, o Bom Pastor,  junto a todos os que sofrem com as dores do corpo e da alma. Perpetuarão no mundo a ação de Jesus o Sumo e Eterno Sacerdote que Se oferece constantemente  ao Pai pela redenção do mundo.

Caros padres, prezados seminaristas, o Seminário é um santuário.  É a Casa de Deus. É o lugar santo, onde o Senhor se compraz e quer dialogar com seus filhos e contar seus segredos. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi... Já não vos chamo servos, mas amigos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas a vos eu revelei todos os meus projetos...

O Seminário Diocesano deve ser o centro irradiador, deve ser o sinal visível  do  mistério da bondade e da fidelidade de Deus, que continua chamando pessoas  para se colocarem  generosamente a serviço do povo,  como bons e zelosos pastores.  Caros Seminaristas, no dia de hoje,  peçam especialmente a proteção dos anjos para que no meio das decisões a tomar em suas vidas, saibam sempre procurar a vontade de Deus.

Caros padres formadores,  ajudar os outros em sua caminhada vocacional deve ser o mais nobre objetivo de nossa vida. Deus dá-nos luz para os outros. O Senhor serve-se de nós como tochas para iluminar os caminhos,  para aquecer os corações na generosa entrega ao Senhor. Os formandos devem sempre encontrar nos senhores a disponibilidade de percorrer com eles o caminho que leva a Deus. Que alegria sermos instrumentos de Deus para colaborar com Ele na formação de seus sacerdotes.

Que São Miguel Arcanjo, nosso Padroeiro, São Gabriel e São Rafael intercedam por todos nós; que São José nos ensine como crescer na vida interior, a vida de intimidade com Jesus e Maria; e que a Virgem Nossa Senhora da Penha nos abençoe e nos proteja hoje e sempre. Amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Dom Manuel Parrado Carral