Em celebração eucarística presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Manuel Parrado Carral, com a presença de Dom Fernando Legal, Bispo Emérito, grande número de padres, seminaristas e povo vindo das diversas comunidades, foi ordenado diácono o nosso seminarista Roberto Eudes Santos de Souza.

2010 Ord Diacono Roberto5

A celebração deu-se no sábado, dia 11 de dezembro, às 9h00, na Catedral de São Miguel Arcanjo. O Diácono Roberto escolheu como lema do seu ministério diaconal “A minh’alma engrandece o Senhor e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador” (Lc 1,46-47).

Na homilia o bispo diocesano refletiu sobre as leituras especialmente escolhidas para a celebração. A primeira leitura, retirada do profeta Isaias, nos fala da gratuidade do chamado de Deus: antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações.Na segunda leitura, o apóstolo Paulo escrevendo aos romanos os exortava a não esquecerem que, em Cristo, nós formamos um só corpo embora tenhamos dons diferentes, é o mesmo Espírito Santo que age e impulsiona a cada um de nós. A passagem do evangelho proclamada, segundo São Mateus,  transmite os critérios apresentados por Jesus a seus discípulos: quem quiser tornar-se grande, torne-se servidor, pois, o Filho do Homem veio para servir e não para ser servido.

Prosseguindo o Bispo falou sobre a Exortação Pós- Sinodal Verbum Domini destacando que ela nos recomenda a familiaridade com as Sagradas Escrituras. A Palavra de Deus é a base de toda espiritualidade cristã e nos lembrou que ainda hoje o Ressuscitado nos diz: “Ide e fazei com que todos os povos se tornem meus discípulos” (Mt 28,19), que é o lema do 5º Plano Diocesano de Pastoral.

Na última parte da homilia, Dom Manuel falou diretamente ao ordenando e fez considerações sobre o ministério do diácono na Igreja. Recomendou que ele fosse sempre alegre, pois, a alegria é característica de quem sabe que está em Deus.  Pediu ao ordenando que manifeste sempre seu amor à Igreja semeando a esperança nos corações dos fiéis e anunciando a todos que eles são amados por Deus. Encerrou confiando o ministério diaconal do Roberto, em vista do presbiterato, aos cuidados maternais de Nossa Senhora da Penha e conclamou a todos os presentes a rezarem pelo Roberto confiando seu ministério à proteção de São Miguel Arcanjo.

2010 Ord Diacono Roberto32010 Ord Diacono Roberto42010 Ord Diacono Roberto2010 Ord Diacono Roberto2