Paróquia de São Francisco de Assis - 13 de outubro de 2011

Saudações...

Meus irmãos e minhas irmãs, na alegria de formarmos uma só família pelo batismo, estamos reunidos em torno do altar para celebrarmos os 25 anos de fundação da Fraternidade Palavra e Missão que se propõe a ser na Igreja umaMissão de anúncio da Palavra, que é Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida.

primeira leitura, retirada do livro do Deuteronômio recomenda gravar no coração e na alma a Palavra do Senhor, amando a Deus, apegando-nos a Ele, caminhando sempre em Sua presença e em Seus caminhos. Portanto, para ter sentido, nossa vida deve estar fundada e enraizada em Jesus Cristo, Palavra do Pai.

O evangelho segundo São Lucas, hoje proclamado, mostra-nos Jesus na sinagoga de Nazaré, em dia de sábado, fazendo a leitura de um texto do profeta Isaias.“O Espírito do Senhor está sobre Mim...porque Ele me ungiu para anunciar aBoa Nova.”Jesus, por sua atitude, nos mostra a importância da vida em comunidade, para ler, refletir e rezar a Palavra.

O Espírito do Senhor está sobre mim, disse Jesus. Todo cristão pela unção recebida no sacramento do Batismo e da Crisma deve aplicar a si mesmo estas palavras de Jesus, pois, sobre cada cristão está o Espírito Santo que o envia a anunciar a Boa Nova e a cooperar com a missão da Igreja. Logo, temos o privilégio e o dever de levar a todos o anúncio do Reino:“Ide e fazei com que todos os povos se tornem meus discípulos”.

O anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo se faz, sobretudo, através do testemunho de uma vida cristã autêntica, centrada na Eucaristia que é a fonte de comunhão e participação. Onde tiver uma comunidade em comunhão eclesial na paróquia e com a diocese, o Espírito Santo se faz presença viva e atuante na missão do anúncio, na missão da libertação e na missão da recuperação de quem mais necessita.

A segunda leitura, retirada da carta do apóstolo São Paulo aos Efésios, é um belo hino de louvor e“ação de graças a Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda bênção espiritual nos céus, em Cristo”.São estes sentimentos de louvor e ação de graças que hoje, de modo muito especial, tomam conta do coração de todos os membros da Fraternidade Palavra e Missão e de todos os amigos desta comunidade, pelas graças recebidas nestes 25 anos de presença na Igreja.

Prezados membros e amigos da Fraternidade Palavra e Missão, a Diocese de São Miguel Paulista expressa nesta oportunidade toda sua satisfação e gratidão por sua presença em nossa Igreja Particular. O carisma da Fraternidade faz de vocês discípulos missionários, homens e mulheres atentos aos apelos do Espírito Santo. Nesta fidelidade ao Espírito Santo estejam sempre na vanguarda para caminhar com o povo e para revelar a pessoa de Jesus Cristo que é o Caminho, Verdade e Vida.

Como Jesus, mantenham forte compromisso de estar a serviço dos mais pobres, dos excluídos e não percam a maneira simples de anunciar o Reino. Na pedagogia da Tenda da Palavra, ajudem o povo a fazer a leitura orante da bíblia que gera conversão e leva ao testemunho.

Nunca se esqueçam que o ministério do evangelizador não se limita a revitalizar a fé dos católicos que vêm à igreja, mas deve anunciar Jesus Cristo nos ambientes em que Ele é desconhecido ou até mesmo hostilizado.

O evangelho nos narra em diversas passagens que algumas pessoas seguiam a Jesus e o ajudavam em sua missão, com seus bens materiais. Quem ajuda um missionário tem a mesma recompensa do missionário. Isto acontece na vida da Igreja e não é diferente com a Fraternidade Palavra e Missão.

Neste momento, quero saudar fraternalmente a Irmã Aurélia Illy, das Irmãs de São Carlos Borromeu, que vive em Bonn, na Alemanha. Saúdo também a Sra. Sandra Paul, que lhe faz companhia nesta viagem ao Brasil e que também é presidente da organização solidária de apoio à missão da Fraternidade.

Irmã Aurélia, muito obrigado pela presença entre nós nesta festa jubilar. Pe. Cyso me informou de sua benemérita atuação, fundando na Alemanha uma organização solidária que estende suas mãos aos pobres do Brasil, da África e da Ásia.

Tomei conhecimento de como a senhora e suas co-irmãs ajudaram e continuam ajudando sob todos os aspectos à Fraternidade Palavra e Missão. Nós agradecemos em nome do Senhor da vida, por tudo o que foi feito por esta missão aqui no Brasil nestes 25 anos.

Sabemos, também, que muitas pessoas de sua pátria nesses 25 anos colaboraram para que os membros da Fraternidade Palavra e Missão estivessem junto às crianças, aos jovens, aos índios, aos afro-descendentes, aos moradores de rua e a todos os necessitados de ajuda, de conforto e de restauração de sua dignidade de filhos e filhas de Deus.

Voltando à Alemanha, leve a todos nossas palavras de reconhecimento e de gratidão. Em nossas orações não esqueceremos os benfeitores que já partiram para a Casa do Pai. Leve a todos minha especial bênção.

Meus irmãos e minhas irmãs, neste contexto de festas e celebrações, vamos comprometer-nos a sermos pessoas abertas à Palavra e aos irmãos, pessoas de coração grande e novo, que não conhece limites em sua solidariedade, pois, não há medida para o amor de Deus.

Que Nossa Senhora da Palavra nos acompanhe nesta missão e que São Miguel Arcanjo nos proteja de todo o mal.

 

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Dom Manuel Parrado Carral