Jornada_Espanha_catequese1domodilo

Quase 600 jovens lotaram a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Madri, na manhã desta quarta-feira (17) para o primeiro dia de catequeses pregadas pelo cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, marcando o segundo dia da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Também participaram do encontro representantes de diversos movimentos do Brasil e de outros países de língua portuguesa.

Seguindo a programação das catequeses que acontecem durante a JMJ em diversos idiomas, o encontro começou com um momento de oração e muita música. Em seguida, houve um momento de testemunho com o jovem Hugo Teixeira, da Paróquia São Carlos Borromeu (Região Episcopal Belém), que partilhou sua experiência de encontro pessoal com Jesus Cristo e motivou os jovens a levarem essa experiência para o dia-a-dia. “Viver com Cristo, caminhar com Cristo, na minha experiência, vale muito a pena!”, disse.

Logo depois dom Odilo foi convidado para fazer sua reflexão sobre o tema “Firmes na Fé”, a partir da mensagem do papa Bento 16 para a JMJ 2011. Ao ser anunciado, o arcebispo foi aplaudido pela juventude que ocupava todos os espaços da igreja, inclusive a calçada.

O cardeal iniciou sua catequese destacando que o tema da jornada papontava para a realidade da vida cristã. “Nossa referência e relação essencial com Cristo. Ser cristão é ser discípulo de Cristo; é estar ligado a ele com uma relação estreita e vital e dele receber a vida nova, mediante a fé e o batismo”.

O cardeal ainda chamou atenção para a necessidade de se cultivar uma fé verdadeira. “A fé sobrenatural nos permite ‘edificar sobre Deus’, colocar nosso pé numa base firme, que não somos nós mesmos, nem é algo de humano, mas é o próprio Deus e sua fidelidade. ‘Abraão creu e esperou contra toda esperança...’” (cf Rm 4,18).

Por fim, o arcebispo exortou: “Firmes também com a Igreja, comunidade de fé. Não estamos sozinhos. E não queiramos ficar sozinhos, pois perderemos o rumo e a fé; na comunidade de fé, somos amparados e fortalecidos, com o testemunho de tantos irmãos e irmãs!”

Jornada_Espanha_missa1domodilo_

Ao terminar sua fala, dom Odilo foi mais uma vez ovacionado pela juventude. Em seguida, o cardeal presidiu a Eucaristia, concelebrada por 25 padres, entre eles o pároco que os acolheu, padre Jorge Gonzáles, e padres da Arquidiocese que acompanham a peregrinação do Sejusp. Na homilia, dom Odilo ressaltou a importância da nova evangelização e motivou os jovens a serem “evangelizadores de outros jovens”.

Leia o texto da Catequese na íntegra