SEMANA SANTA 2012

A Vigília Pascal é o centro para o qual convergem todas as celebrações da Semana Santa que tem início com a liturgia do Domingo de Ramos quando se faz memória da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Aqueles que reconheceram nele o enviado por Deus o proclamaram vencedor, aqueles que negaram aceitá-lo pensam em condená-lo.

Na segunda, terça e quarta-feira da Semana Santa a liturgia da Igreja contempla o Servo Sofredor preparando-se para o Tríduo pascal.

A quinta-feira santa
oferece dois momentos litúrgicos:

Santos Oleos

1. A missa do Santo Crisma, quando o bispo celebra com o seu presbitério para exprimir a unidade diocesana. Nesta missa são abençoados os Santos óleos e os padres renovam as promessas da ordenação sacerdotal. Em nossa Diocese de São Miguel Paulista esta missa é celebrada na quarta-feira à noite para facilitar a participação do povo de Deus;

Quinta-Feira Santa 08

ostensrio2

2. A missa vespertina, iniciando o tríduo pascal, celebra o mistério da última ceia na qual Jesus institui o novo mandamento pelo gesto do lava pés, a Eucaristia e o sacerdócio ministerial.

cruz_cristo

A sexta-feira Santa é o único dia em que a Igreja não celebra a Eucaristia, permanecendo em oração e jejum, faz memória da paixão e morte do Senhor em solene liturgia.

vela_acesa

No sábado santo a Igreja permanece silenciosa, unida  na esperança, aguardando a ressurreição do Senhor. À noite do sábado santo celebramos a solene Vigília Pascal, mãe de todas as Vigílias. Nesta noite santa a Igreja não celebra apenas a páscoa de Jesus Cristo, mas, a páscoa dos cristãos, seus membros.

Celebrações presididas pelo Bispo Diocesano

01/04 –   9h00  - Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor – Catedral
03/04 – 10h00 – Celebração penitencial do clero – Seminário Diocesano
04/04 – 19h30 -  Missa do Crisma – Santuário Nossa Senhora da Penha