2011_SP2c

Como acontece no início de cada ano pastoral, a Sub-Região SP2 do Regional Sul 1 da CNBB, formada pelas Dioceses de Campo Limpo, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santos, Santo Amaro, Santo André e São Miguel Paulista, realizou no último dia 26 de fevereiro o 16º. Encontro ampliado das equipes pastorais.

O local deste evento foi a Cúria Diocesana de Santo Amaro que, organizada com várias equipes de serviço, a todos acolheu com muita alegria e gentileza. O Bispo Diocesano de Santo Amaro, Dom Fernando Figueiredo, cumprimentou e deu as boas vindas a todos.

2011_SP2a

O tema escolhido pelos Bispos do Sub-Regional foi “A Conversão Pastoral”  e teve como assessor o Côn. Sérgio Conrado, professor de teologia pastoral na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção.

Após a oração inicial presidida por Dom Jacyr Braido, presidente do Sub-Regional, o assessor desenvolveu com muita eficiência pastoral o tema, destacando após a introdução quatro aspectos da conversão pastoral: conversão pastoral caminho de santidade, voltar-se para Deus, luta contra o mal e mudança de paradigma. Refletiu sobre cada um desses pontos levando a assembléia a algumas conclusões. Concluiu afirmando que o fundamento último da conversão pastoral é a experiência de Deus que se dá na pessoa de Jesus Cristo e na pessoa do próximo enquanto o acolho com caridade no espírito de serviço eclesial e na dedicação ao anúncio do Reino.

2011_SP2b

Em um segundo momento, os participantes foram divididos em 18 grupos de trabalho para responder a seguinte pergunta: Quais são os passos concretos a serem dados para que as pastorais, e portanto as Dioceses, entrem em um processo de conversão pastoral em relação às pessoas, estruturas e métodos.

Após ter realizado o plenário de partilha da reflexão dos grupos, o encontro foi encerrado com um almoço de confraternização, oferecido nas dependências do local.