Natal: Deus se faz Criança e vem ao nosso encontro

menino_jesus

            Ninguém jamais viu a Deus: o Filho único, que é Deus e está na intimidade do Pai, foi quem O deu a conhecer” (Jo 1,18). Meus irmãos e minhas irmãs, é em Jesus Cristo, o Verbo Encarnado, que Deus se aproxima da humanidade  de uma maneira plena e insuperável. Ele, em pessoa, veio ao nosso encontro. Esta é a grande alegria que celebramos no Natal,  a manifestação da bondade e do amor de Deus pela humanidade. Deus de tal modo amou o mundo que nos enviou seu próprio Filho para nos salvar. Neste Natal vamos reafirmar a nossa fé  na criança que contemplamos no presépio, pois, a obra de Deus é crer naquele que Ele enviou.

            Com os olhos fixos em Jesus, autor e consumador da Fé, vivamos na esperança” (Hb 12). Foi a esperança que manteve  viva a expectativa da vinda do Messias, na caminhada do Povo de Deus da Antiga Aliança. A esperança enraizada na fé sustenta a Igreja, Povo de Deus, e a cada um de nós na caminhada do dia a dia. A Fé e a Esperança estão interligadas. Quem tem fé não se desespera por pior que seja a situação..

            “A caridade de Cristo nos impele” (2Cor 5,14) é o sentimento que impulsiona o agir dos cristãos alimentados pela fé e pela esperança. Como discípulos missionários de Jesus Cristo vamos anunciar a todos a boa notícia do Natal de Jesus Cristo, o verdadeiro sentido da partilha, da solidariedade, da misericórdia, sinais do Reino de Deus entre nós, pois, onde há amor e caridade, Deus aí está. O Papa Bento XVI em sua Carta Apostólica  a Porta da Fé lembra que “Sustentados pela fé, olhamos com esperança o nosso serviço no mundo, aguardando ‘novos céus e uma nova terra, onde habite a justiça”.

            Caros povo de Deus da Diocese de São Miguel Paulista, neste Ano da Fé vamos fazer da celebração do Natal  um momento forte de experiência e encontro com Deus, em Jesus Cristo, em nossas famílias, em nossas comunidades e em nossas paróquias. Desejo a todos um Feliz e Santo Natal. Que 2013 seja repleto de bênçãos e graças de Deus. Que o Menino Jesus seja o nosso maior presente de Natal! 

                                                                                  Dom Manuel Parrado Carral
Bispo Diocesano de São Miguel Paulista