“Não temais, eis que vos anuncio uma grande alegria,
que será também a de todo o povo:
hoje, na cidade de Davi, nasceu para nós o Salvador que é o Cristo Senhor” (Lc 2,10-11).

menino-jesus

Compartilhando dessa alegria convido a todos a unirem suas vozes às vozes dos anjos para cantar: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade!” Vamos saudar o Menino Deus, o Príncipe da Paz, que veio proclamar: “Felizes os que promovem a Paz”, “Bem-aventurados os pacíficos porque deles é o Reino dos Céus”!

Entretanto, olhando para o que se passa no mundo, o que vemos? Quantas guerras, quanta intolerância, quanta violência, injustiças, corrupção, impunidade... Nas comunidades e nas famílias quantos desentendimentos e violências das quais as vítimas são, em grande parte, mulheres, idosos e crianças. Onde está a Paz, a fraternidade, a solidariedade e o entendimento entre os povos?

Diante deste cenário, os Bispos do Brasil, por unanimidade, aprovaram a realização do Ano da Paz que teve seu início no primeiro domingo do Advento e vai até o Natal de 2015. Vamos olhar para o presépio, vamos contemplar o Menino Jesus de braços abertos para abraçar o mundo inteiro e para acolher a todos que procuram refúgio, consolo e forças em seu peregrinar neste mundo.

Meu irmão, minha irmã desta Diocese de São Miguel Paulista, peço licença para entrar em sua casa e comunicar meus votos de que “A PAZ esteja nesta casa!” Que neste Natal Jesus, o Príncipe da PAZ seja acolhido em seu coração e dissipe todo rancor e toda mágoa. Que cada batizado seja um promotor da PAZ. Tendo a Paz no coração ela se difundirá nos relacionamentos, na família, na comunidade, no trabalho e na sociedade. Não deixemos que nos roubem a esperança, a alegria e a paz que Jesus veio nos trazer!

Que o ano de 2015 seja vivenciado com a certeza de que Cristo abraça todo o ser humano e deseja que ninguém se perca: “Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele” (Jo 3, 17). Esta é a causa de nossa alegria!

Um Santo Natal e um Feliz 2015!

+ Dom Manuel Parrado Carral
Bispo Diocesano