Tema: Fraternidade e superação da violência
Lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 28,8)

2018 CF Cartaz

Como acontece todo ano, desde 1964, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, nos apresenta neste ano de 2018 a Campanha da Fraternidade com o tema Fraternidade e superação da violência e o lema: “Vós sois todos irmãos” com uma proposta de conversão pessoal, comunitária e social no tempo da quaresma que se inicia no próximo dia 14 de fevereiro. Esta Campanha da Fraternidade oferece a todos nós, leigos e leigas, um projeto concreto para vivenciarmos o Ano Nacional do Laicato que tem como tema: Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino, e o lema “Sal da terra e luz do mundo”.

Neste mundo conturbado por tantas violências, guerras, divisões, discriminações, preconceitos e opressões os cristãos leigos e leigas, sustentados pela Palavra e pela Eucaristia, são desafiados a seguirem o exemplo de Jesus Cristo sendo “sal da terra e luz do mundo”, sinais de esperança, de alegria e certeza de que o bem prevalecerá sobre o mal. A oração do Pai nosso deve ser para todos nós um projeto de vida: VIVER o Pai Nosso é reconhecer todas as pessoas como irmãs e irmãos, mesmo aqueles que nos perseguem e nos fazem o mal. Só vivendo esta fraternidade seremos capazes de estancar a onda de violência que assola o mundo.

A Campanha da Fraternidade deste ano tem como objetivo geral: “construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência”.

Convidamos e exortamos a todos os fiéis de nossas comunidades e paróquias, aos membros das pastorais, movimentos e associações de nossa diocese a organizarem grupos de reflexão e oração sobre o tema da Campanha da Fraternidade, a se comprometerem com as ações que levem à superação da violência e a apoiar todas as organizações da sociedade civil que trabalham para a superação da violência. Confiemos à Virgem Maria, Mãe do Príncipe da Paz, nossos esforços para anunciar a todos a Paz fruto da vivência da fraternidade: “Vós sois todos irmãos” (Mt 28,8).

Motivação da Campanha da Fraternidade

18/02/2018 – 15h00 – Celebração de abertura da CF/ 2018 – Catedral
20/02/2018 – 09h00 – Motivação para o Clero – Seminário
25/02/2018 - 14h30 – Motivação para os leigos - Catedral