Subsídio para as Assembleias Paroquiais

Logo Ano do laicato 2018

A Coordenação Diocesana de Pastoral preparou um subsídio como instrumento de trabalho para a avaliação do 6º plano diocesano de pastoral nas paróquias que deverá ser realizada durante o mês de abril. Este subsídio está sendo entregue pelos coordenadores de cada Setor Pastoral. Para ajudar no mesmo, Dom Manuel preparou um texto de apresentação do subsídio que publicamos abaixo.

“Enviados pelo Espírito Santo (...) começaram a anunciar a Palavra de Deus...” (At 15,4-5): sob a inspiração desta passagem dos Atos dos Apóstolos, como povo de Deus na Diocese de São Miguel Paulista, a partir de 02 de fevereiro de 2015, portanto há três anos, iniciamos uma nova fase em nossa caminhada pastoral, atentos aos apelos do Espírito do Ressuscitado que nos impele a “sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho” (EG 20).

Providencialmente, neste Ano Nacional do Laicato com o tema Cristãos leigos e leigas sujeitos na “Igreja em saída”, a serviço do Reino e o lema “Sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13-14) somos convocados a nos debruçarmos sobre as propostas de ação pastoral, aprovadas na Assembleia Diocesana de 24 de outubro de 2014 e explicitadas no 6º Plano Diocesano de Pastoral, e confrontá-las com nossa prática pastoral evangelizadora dos últimos três anos em um sério processo de avaliação.

Exorto a todos os agentes de pastoral de nossas paróquias, aos membros das pastorais, movimentos e associações paroquiais que se envolvam neste processo avaliativo participando da assembléia paroquial. Retomem o 6º plano diocesano de pastoral em sua segunda parte. Releiam as cinco urgências e suas prioridades, refletindo e avaliando sua prática: 1ª Urgência “Igreja em estado permanente de missão” e a prioridade A VISITAÇÃO MISSIONÁRIA; 2ª Urgência “Igreja: casa da iniciação à vida cristã” e a prioridade A CATEQUESE PERMANENTE; 3ª Urgência “Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral” e a prioridade A BÍBLIA; 4ª Urgência “a Igreja, comunidade de comunidades” e a prioridade A RENOVAÇÃO DAS ESTRUTURAS PAROQUIAIS; 5ª Urgência “Igreja a serviço da vida plena para todos” e a prioridade A PASTORAL SOCIAL (cf.pags. 23 a 36 do 6º Plano de Pastoral).

Ó Trindade Santa, Amor pleno e eterno, que estabelecestes a Igreja como vossa ‘imagem terrena’: Nós vos rogamos que todos contribuam para que os cristãos leigos e leigas compreendam sua vocação e identidade, espiritualidade e missão, e atuem de forma organizada na Igreja e na sociedade à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres”.

Que a Virgem Maria, Nossa Senhora da Penha, nos acompanhe neste processo de avaliação que confio à proteção de nosso padroeiro diocesano, São Miguel Arcanjo. Que ele nos defenda e nos proteja contra todo desânimo e acomodação. Amém.

São Paulo, 02 de março de 2018.

Dom Manuel Parrado Carral

Bispo Diocesano de São Miguel Paulista