“E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós”. (Jo 1,14)

Acabamos de celebrar o ano nacional do laicato que teve como lema: cristãos leigos e leigas “sal da terra e luz do mundo”. Esta celebração ajudou-nos a aprofundar a essência de nossa Fé, e nos fez redescobrir a alegria de pertencer à Família de Deus. Em seu Filho Jesus Cristo, Deus se encarnou, se fez história e permanece vivo entre nós pela Eucaristia e pela ação do Espírito Santo: “Eis que Eu estou convosco todos os dias até a consumação dos tempos”. Esta é a grande alegria que, como batizados, devemos anunciar ao mundo: todo dia é Natal, pois, Deus permanece vivo entre nós.

O Natal cristão faz renascer a Esperança, pois, comemorar a presença de Jesus Cristo na história, exige assumir seu projeto de vida nova: “é preciso nascer de novo”(Jo 3,3). "Assim que, se alguém está em Cristo, será nova criatura; eis que tudo se fez novo." (2 Coríntios 5.17). O homem novo é que faz surgir o mundo novo: mundo de partilha, de solidariedade, de misericórdia, de perdão e reconciliação, enfim de caridade: Deus é Amor.

O Papa Francisco nas catequeses sobre a Esperança, em outubro de 2017, afirmou: “O cristão sabe que o Reino de Deus, o seu Senhorio de amor, está crescendo como um grande campo de trigo, mesmo que no meio exista a cizânia. No final o mal será eliminado. Pela Esperança sabemos que nossos dias mais belos ainda estão por vir. O Cristão é um Missionário da Esperança, pois, a Esperança tem um nome: JESUS.

Caro povo de Deus da Diocese de São Miguel Paulista, vamos fazer da celebração do Natal um momento forte de experiência e encontro com Deus, em Jesus Cristo, em nossas famílias, em nossas comunidades e em nossas paróquias. “Sustentados pela fé, olhemos com esperança o nosso serviço no mundo, aguardando ‘novos céus e uma nova terra, onde habite a justiça”(2Pd 3,13-14) . Desejo a todos um Feliz e Santo Natal. Sejam missionários da Esperança! Que 2019 seja repleto de bênçãos e graças de Deus e que o Menino Jesus seja o nosso maior presente de Natal!

Dom Manuel Parrado Carral
Bispo Diocesano de São Miguel Paulista