“Serás Libertado pelo direito e pela justiça”. (Is 1,27)

2019 CF

Idealizada por padres responsáveis pela Cáritas Brasileira, a Campanha da Fraternidade teve uma fase embrionária e foi realizada pela primeira vez no ano de 1962, na Arquidiocese de Natal. Em âmbito nacional a Campanha da Fraternidade foi realizada pela primeira vez na quaresma de 1964.

A Campanha da Fraternidade é um auxílio para bem viver o tempo litúrgico da quaresma, tempo favorável de conversão, de mudança de vida e de fortalecimento na fé preparando para a grande solenidade da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Com ela, a Igreja no Brasil oferece uma realidade a ser meditada, refletida e rezada colaborando assim para mudança desta realidade. É o convite para viver a fraternidade sinal do Reino que está entre nós e que há de vir em sua plenitude no final dos tempos. Um mundo novo onde o cuidado e a misericórdia estão baseados no direito e na justiça: é a caminhada para a Páscoa da Ressurreição.

Este ano com o tema: Fraternidade e Políticas Públicas a Igreja quer estimular a participação de todos os fiéis na promoção de políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade. Políticas Públicas são as ações discutidas, aprovadas e programadas para que todos os cidadãos possam ter vida digna. É a ação do Estado que busca garantir a segurança, a ordem, o bem-estar, a dignidade, por meio de ações baseadas no direito e na justiça. É dever do cristão participar, pois, como afirma o profeta Isaias “Serás libertado pelo direito e pela justiça.”(Is 1,27)

Celebração de abertura da CF: 10/03/2019 – 15h00 – Catedral
Coleta Nacional da Solidariedade: 14/04/2019 – Domingo de Ramos