"Nada contradiz mais o projeto de Deus do que o isolamento e o fechamento", disse Dom Manuel aos novos presbíteros, durante sua homilia.

ORD1

IMAGENS:
 Daniel Reis, Pascom Diocesana (a última imagem, deste texto, é de Vinicius Rocha, também da Pascom Diocesana)

No último dia 14 de agosto, sábado, os diáconos Ednaldo Barbosa Leal, Felipe Matheus de Sá, João Carlos Lima Dutra e Ronaldo Fernandes Vieira foram ordenados presbíteros pela oração da Igreja e imposição das mãos de nosso bispo diocesano, Dom Manuel Parrado Carral. A celebração contou com a participação de Dom Fernando Legal, SDB, nosso bispo emérito; de numerosos padres, inclusive de outras dioceses; de religiosos e religiosas; dos seminaristas e de grande número de fiéis, obedecendo, no entanto, as normas de distanciamento social previstas pelos órgãos civis e sanitários. A missa aconteceu na Basílica de Nossa Senhora da Penha, justamente por ser uma igreja mais aberta e ampla para receber os fiéis.

ORD3

Em sua homilia, Dom Manuel, resgatando o Papa Francisco, pediu aos ordenandos: “Sejam próximos de Deus na oração; próximos ao bispo, que é o seu pai; próximos no sacerdócio como irmãos, sem ‘acotovelar-se’ um contra o outro; próximos ao povo de Deus, tendo diante dos olhos o exemplo de Cristo, o Bom Pastor que não veio para ser servido, mas para servir”. Além disso, também destacou a importância da comunhão. "Nunca se esqueçam Deus é Comunhão: nenhum apóstolo, nenhum presbítero caminha sozinho. O próprio Filho de Deus exerceu seu ministério em comunhão com o grupo dos apóstolos. Nada contradiz mais o projeto de Deus do que o isolamento e o fechamento. Vocês são incardinados em uma Igreja Particular, hoje são acolhidos no presbitério desta Diocese: Sejam membros ativos, participativos, atuantes, sempre em comunhão com seu bispo e com seus irmãos no presbitério. Priorizem os momentos de reunião, de confraternização, de formação e retiro do clero". Ao término de sua homilia, meditou, brevemente, os lemas escolhidos pelos ordenandos para conduzir seu ministério presbiteral: "Em tuas mãos" (Lc 23,46), do Pe. Ednaldo; "Que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que fez em meu favor? (Sl 116,12), do Pe. Felipe; "Em atenção à tua palavra, vou lançar as redes" (Lc 5,5), do Pe. João Carlos; e "Permanecei no meu amor" (Jo 15,9), do Pe. Ronaldo. 

ORD2

O rito da ordenação aconteceu como de costume: chamada dos candidatos, propósito dos ordenandos e promessa de respeito e obediência, ladainha de todos os santos, imposição das mãos e prece de ordenação, paramentação, unção das mãos com o óleo do crisma e entrega do pão e do vinho. Em virtude da pandemia, o ósculo da paz, como gesto de acolhida dos padres aos novos presbíteros, foi omitido.

Como concluiu Dom Manuel sua homilia, é igualmente o que todos nós desejamos: "Elevemos a Deus uma prece pedindo a intercessão de nosso padroeiro diocesano São Miguel Arcanjo, de Maria Santíssima, Mãe de Deus e nossa Mãe, venerada entre nós com o título de Nossa Senhora da Penha, para que nossos ordenandos compreendam a importância da fidelidade ao SIM que eles darão dentro de alguns momentos. Que o Pai os fortaleça, que o Espírito Santo os ilumine e que Jesus Cristo seja o seu amigo e companheiro constante é o que pedimos neste momento".

VEJA OUTRAS IMAGENS DA ORDENAÇÃO CLICANDO AQUI!

PRÓXIMAS MISSAS DOS NOVOS PRESBÍTEROS

Pe. Ednaldo Barbosa Leal

Domingo, 22 de agosto, às 9h
Paróquia de São Pedro Apóstolo (setor Guaianases)
Rua Jaraguá do Sul, 26 - Jd. São Pedro

Pe. Felipe Matheus de Sá

Sábado, 21 de agosto, às 19h
Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus (setor Cidade Tiradentes)
Rua Juá Mirim, 131 - Jardim Pedra Branca

Domingo, 22 de agosto, às 9h
Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (setor Artur Alvim)
Rua Alberto Flores, 465 - Jardim São João

Domingo, 22 de agosto, às 18h30
Paróquia de São Pedro Apóstolo (setor Guaianases)
Rua Jaraguá do Sul, 26 - Jardim São Pedro

Pe. João Carlos Lima Dutra

Sábado, 21 de agosto, às 16h
Paróquia de São Pedro Apóstolo (setor Vila Esperança)
Rua Moisés Marx, 848 - Vila Aricanduva

Domingo, 22 de agosto, às 7h30
Paróquia de São Francisco de Assis dos Pequeninos (setor Cidade Líder)
Av. Waldemar Tietz, 840 - Cohab. José de Anchieta

Domingo, 22 de agosto, às 11h30
Paróquia de Nossa Senhora Aparecida (setor Ponte Rasa)
Rua Pe. João de Castro e Costa, 2 - Vila Pauabe

Domingo, 22 de agosto, às 19h
Paróquia do Cristo Mestre (setor Ermelino Matarazzo)
Rua Tomás Braga, 79

Pe. Ronaldo Fernandes Vieira

Domingo, 22 de agosto, às 8h
Paróquia de Nossa Senhora das Graças (setor Itaquera)
Rua Frei Jorge Walter Nunes, 268 - Parada XV de Novembro

Domingo, 22 de agosto, às 19h
Paróquia da Sagrada Família (setor Guaianases)
Rua General Americano Freire, 375 - Vila Minerva