Imprimir

O encontro aconteceu com apenas cinco representantes de cada paróquia, ainda como medida de precaução em virtude da pandemia da Covid-19.

Encontro Ministros 2021 86
Fotos: Daniel Reis, Pascom Diocesana

Na tarde do dia 21 de novembro, solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo, aconteceu, na Basílica de Nossa Senhora da Penha, o XII Encontro Diocesano de Ministros Não Ordenados, preparado pela Equipe Diocesana de Ministérios, atualmente sob a coordenação do Pe. Eduardo Nery Nunes, pároco da Paróquia de Santo Antônio, de Vila Ré. A celebração foi presidida pelo nosso bispo diocesano, Dom Manuel Parrado Carral, que, em sua reflexão, fez um breve resgate das dificuldades enfrentadas pelos ministros e pelas ministras durante a pandemia, não deixando, porém, de incentivá-los a permanecer fiéis na missão. "O mais importante não é que fazemos para Deus, mas sim o que Ele faz por nós, com seu amor gratuito", disse.

A celebração contou com diversos momentos. Primeiro, foi feita uma memória das barreiras com as quais nos deparamos na pandemia, intercalando com o refrão 'marcas do que se foi'. Em seguida, no contexto do ano de São José, fez-se memória e uma oração pelas famílias. Na sequência, foi feita uma homenagem e, ao mesmo tempo, expressou-se a gratidão, simbolicamente, a um grupo de profissionais que, durante a pandemia, não deixou a sua missão e enfrentou com coragem os perigos próprios daqueles tristes dias, tais como: policiais, bombeiros, enfermeiros, médicos, cientistas, professores, padres capelões, responsáveis pela coleta do lixo, etc, para os quais o bispo diocesano entregou uma orquídea, como gesto de gratidão por tudo o que fizeram nos momentos da crise.

Encontro Ministros 2021 51

Em seguida, foi proclamado o Evangelho escolhido para a celebração, que foi sucedido pela reflexão de Dom Manuel. A seguir, foi exposto o Santíssimo Sacramento para um breve momento de adoração e todos receberam a bênção solene. Antes do término, uma criança da Paróquia de São José, do setor Cidade Líder, cantou o Aleluia!. A celebração se encerrou com uma singela homenagem ao bispo diocesano, em virtude do seu 75º aniversário natalício celebrado no mês de setembro deste ano.

Encontro Ministros 2021 23

Rezemos pelos nossos ministros, para que sejam sempre fiéis e perseverantes em sua missão.