Imprimir

Nossa Senhora da Penha1. Novena Perpétua

(Todas quartas-feiras, no Santuário de Nossa Senhora da Penha, realiza-se a Novena Perpétua em louvar à Rainha de São Paulo, às 15h00)

Deus in Adjuntorium Meum Intende = Vinde ó Deus em meu auxílio.

Veni Sancte Spiritus, etc. = Vinde Espírito Santo, etc.

Recitação de uma dezena do terço, em seguida, de pé, todos cantam:

Socorrei-nos!

1. Socorrei-nos, ó Maria/ Noite e dia, sem cessar!/

Os Doentes e os aflitos/ Vinde, vinde consolar!

Vosso olhar a nós volvei:/ Vossos filhos protegei!/

Ó Maria!/ Ó Mãe Pia! Vossos filhos socorrei!

2. Visitai os que padecem/ Aliviando-lhes a dor!

A nós todos volvei hoje/ Um olhar cheio de amor!

3. Daí saúde ao corpo enfermo/ Daí coragem na aflição!/

Sede a nossa doce estrela/ A brilhar na escuridão!

Terminado o Hino, todos de joelhos recitam a Oração:

Oração a Nossa Senhora da Penha

Eis aqui, oh! Virgem da Penha, aos vossos pés um miserável pecador, que a vós recorre e em vós confia. Oh! Mãe de misericórdia, tende piedade de mim! Ouço que todos vos chamam o refúgio e a esperança dos pecadores, sede pois, também o meu refúgio e a minha esperança! Daí a mão a um mísero caído, que a vós se entrega e recomenda. Eu bendigo e rendo graças a Deus por se ter dignado conceder-me esta confiança em vós, o que eu considero um penhor de minha salvação eterna. Oh! É mais do que certo que, quando no passado, tive a desgraça de vos ofender, a vós não recorri. Contudo, oh! Minha benigníssima Mãe não me recuseis o vosso socorro, pois sei que com ele serei vencedor, sim sei que vireis em meu socorro, se a vós me recomendar, mas temo as ocasiões de pecar, receio deixar então de invocar o vosso auxílio, e deste modo, perder-me. É esta a graça que peço e vos conjuro que m’a concedais. Fazei, portanto, oh! Maria, que eu a vós recorra em todos os assaltos que me der o inferno, e que eu possa dizer-vos continuamente: Maria, ajudai-me! Nossa Senhora da Penha, não permitais que eu perca o meu Deus!

(Rezar cinco Ave-Marias)

Rogai por nós, oh! Virgem da Penha, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:

Oh! Deus onipotente e misericordioso que nos destes a venerar a imagem de vossa bem-aventurada Mãe, sob o título especial de Nossa Senhora da Penha : concedei-nos propício, que em todas as vicissitudes de nossa peregrinação nesta vida, sejamos de tal maneira assistidos pela contínua proteção da mesma Imaculada e sempre Virgem Maria, que mereçamos conseguir os prêmios da redenção eterna. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.

2.Ato de Consagração a Nossa Senhora da Penha

Eu vos saúdo, ó Maria, Senhora da Penha. Eu vos saúdo, ó Rainha do céu e da terra, a cujo império está sujeito tudo o que existe abaixo de Deus. Eu vos saúdo, ó refúgio seguro dos pecadores, cuja misericórdia jamais faltou.

Atendei a vontade, que nutro de possuir o Amor Eterno, a graça, a salvação eterna. Dai-me a graça de ser discípulo de Jesus pela santidade dos meus costumes, pelo cumprimento exato dos meus deveres, e pelo zelo abrasado de salvação das almas. Dai-me a graça de transformar a minha alma num santuário de virtudes, onde Jesus seja o Centro e Vós o caminho, o guia, que conduz a Jesus.

Recebei, ó Maria, meus votos e desejos, apesar das minhas misérias e defeitos. Ofertai-os a Jesus. De vossas mãos eu quero que Ele receba os meus presentes; que Ele receba por vosso coração, o meu coração.

Consagro-me, pois inteiramente a Vós e ponho-me inteiramente em vossas mãos. Ó Maria, em vossas mãos eu renovo as promessas do meu batismo; em vossas mãos eu renuncio ao demônio, suas obras, suas pompas; em vossas mãos, eu me comprometo a levar minha cruz, obrigando-me a imitar-vos e a praticar os deveres do meu estado: em vossas mãos deposito o propósito de ser fiel a Jesus todos os dias da minha vida, mais fiel do que tenho sido até agora. Ó Maria, eu Vos escolho hoje, diante de toda a Corte Celeste, por minha mãe e mestra. A Vós eu me Consagro com tudo o que tenho e sou. Eu Vos dou o meu corpo, a minha alma, os meus bens, o meu passado, o meu presente, o meu futuro, as minhas alegrias, as minhas dores, a minha vida, a minha morte, a minha eternidade.

Disponde de mim como Vos aprouver.

Recebei ó Virgem este protesto de meu amor: Quero ser Vosso para ser de Jesus.

Ó Santa Virgem, minha boa Mãe da Penha, abençoai-me.

Dignai-Vos, abençoar também a minha paróquia.

Abençoai as crianças, guiai os seus primeiros passos no caminho da virtude, guardando nelas a inocência, a vida da graça, que o Vosso Divino Filho lhes adquiriu.

Abençoai a mocidade, preservando-a dos perigos da corrupção, livrando-a do pecado mortal, fortalecendo-a contra as seduções do mundo e as tentações da própria natureza. Dai-lhe a virtude da pureza de costumes.

Abençoai os nossos pais, conservando-lhes a vida com saúde do corpo e a saúde da alma na amizade e na graça de Deus. Dai-lhes a fortaleza no cumprimento dos seus deveres de esposos, a constância perseverante na educação de seus filhos.

Abençoai os que sofrem, os aflitos dos males da alma e os que estão pregados à cruz das doenças e enfermidades corporais.

Convertei os pobres pecadores: reconduzi ao seio da Igreja os que delas se afastaram. Ó Mãe admirável, apresentai-nos todos à Jesus e dizei-lhe que nos abençoe e nos salve.

Ó Mãe de amor, reinai em nosso coração, em nosso lar, em nossa paróquia. Protegei-nos na vida, defendei-nos na morte, recebei-nos no céu.

Santa Mãe da Penha, fonte de graças, santificai-nos.

Santa Mãe da Penha, fonte de graças, aliviai os que sofrem.

Santa Mãe da Penha, fonte de graças, amparai os doentes.

Santa Mãe da Penha, fonte de graças, rogai por todos nós.

Santa Mãe da Penha, fonte de graças, nós cremos em Vós.

Santa Mãe da Penha, fonte de graças, crede Vós também em nós.

Santa Mãe da Penha, fonte de graças, Mãe do Salvador e Mãe de Deus, nós Vos agradecemos. Amém.

3.Oração a Nossa Senhora da Penha

Virgem Santa, Senhora da Penha, mostrai-nos o vosso Filho. Escutai o coração e as palavras de todos os que aqui vêm: homens e mulheres, brancos e negros, mestiços e descendentes de todas as raças que habitam nesta cidade de São Paulo. Ouvi a aflição dos pobres, devolvei a dignidade aos marginalizados, consolai os desamparados, curai as enfermidades e suavizai os nossos sofrimentos. Orientai, ó Mãe, nossos passos na verdade, na justiça e no amor. Amém!

4.Consagração a Nossa Senhora da Penha

Ó Maria Santíssima, que em vossa querida imagem da Penha, espalhais inúmeros benefícios sobre toda esta cidade de São Paulo da qual é padroeira, eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos minha boca, para que sempre vos louve e propague a vossa devoção, consagro-vos meu coração, para que, depois de Deus, voa ame sobre todas as coisas!

Recebei-nos, ó Mãe do Redentor, no ditoso número de vossos filhos; acolhei-nos debaixo de vossa proteção; socorrei-nos em todas as nossas necessidades espirituais e temporais; sobretudo na hora da nossa morte.

Abençoai-nos, Ó Mãe carinhosa, e com vossa intercessão, livrai-nos sempre de todos os perigos, a fim de que consagrados a vós nesta vida, possamos dar-vos graças nos céus por toda a eternidade. Assim Seja.

5.Novena a Nossa Senhora da Penha

Deus, in adjuntorium meum intende ...

Veni Sancte Spiritus...

Três Ave Marias

Oração Tradicional, para todos os dias:

Virgem Puríssima, vosso suspirado nascimento trouxe ao universo paz, consolação, alegria e esperança porque desde a eternidade estáveis destinada para Mãe de Jesus, nosso Deus e nosso Redentor.

Aceitai benigna estes humildes cultos, estes sinceros louvores que vos oferecemos em testemunho do nosso amor e do nosso reconhecimento.

Mãe clementíssima, orai pela Igreja do vosso Filho, para que segundo a promessa divina, triunfe sempre dos perseguidores, se estabeleça em todos os lugares da Terra e receba em seu seio todas as Nações.

Rogai pelo povo cristão para que se conserve firme na fé e não desfaleça na prática das obras de caridade. Intercedei pelas mulheres para que, a vosso exemplo, brilhem pela formosura das virtudes.

Virgem piedosa e doce, volvei para nós, miseráveis pecadores, vossos olhos misericordiosos; concedei vosso poderoso auxílio, vossa eficaz proteção a todos que devotamente festejamos vosso nascimento santíssimo.

Alcançai de Deus, que nada vos nega, que depois dos dias tristes e atribulados que passamos, gemendo e chorando neste vale de misérias, possamos na hora tremenda da morte, merecer perdão e misericórdia. Amém!

Para o Primeiro Dia

Virgem Santíssima, Nossa Senhora da Penha, sois a Filha dileta do Pai celestial, que desde a eternidade vos predestinou para serdes a Mãe do Verbo encarnado. Pairastes “ab aeterno” na mente divina e o Pai celeste vos adornou com a plenitude da graça: Ave cheia de graça! Prostrados aos vossos pés neste primeiro dia da vossa novena, vos suplicamos com o coração nos lábios, queirais interceder junto ao Pai Celestial, para que conservemos sempre a graça divina em nossos corações e com ela cooperemos todos os dias da nossa vida.

Para o Segundo Dia

Virgem Santíssima, Nossa Senhora da Penha, sois a Mãe carinhosa do Verbo encarnado, que quis nascer do vosso seio virginal a fim de remir o mundo com seu preciosíssimo sangue. Virgem Sacrossanta, sede nossa advogada junto a vosso divino Filho que conservais em vossos braços para consolação dos pecadores. Um olhar vosso é suficiente para moverdes o coração daquele que vos quis dar o doce nome de mãe. Alcançai-nos pois o perdão de todas as nossas faltas.

Para o Terceiro Dia

Virgem Santíssima, Nossa Senhora da Penha, sois a esposa do Espírito Santo, que abrasou o vosso coração nas chamas do divino amor. Foi por obra e graça do Divino Espírito que concebestes em vosso seio virginal o Verbo Encarnado. Virgem da Penha, intercedei por nós para que nossa alma, adornada da graça, seja sempre digna habitação do Espírito Santo.

Para o Quarto Dia

Virgem Santíssima, Nossa Senhora da Penha, pelas relações íntimas que Vos unem à Santíssima Trindade fostes pelo próprio Deus constituída Rainha do Céu. Os anjos e santos do paraíso prestam-vos as homenagens da sua vassalagem, louvando a vossa grandeza como Mãe de Deus. Fazei que sempre nos unamos aos coros angelicais e aos bem-aventurados para vos louvarmos e prestarmos o preito do nosso amor e eterna gratidão. Reinai sempre no nosso espírito e no nosso coração.

Para o Quinto Dia

Virgem Santíssima, Nossa Senhora da Penha, sois o refúgio dos pecadores. Dentre todos os vossos títulos é esse o que mais nos alenta e consola. Temos ofendido a Deus com reiterados pecados e merecido o inferno. A nossa natureza corrompida arrasta-nos para o mal. No meio da nossa miséria erguemos a vós os nossos corações arrependidos. Sois o refúgio dos pecadores que se querem emendar; rogai por nós a Jesus para que obtenhamos o perdão das nossas faltas e procuremos corrigir-nos levando vida agradável a Vosso Filho e a Vós.

Para o Sexto Dia

Ó Virgem Santíssima, Nossa Senhora da Penha, sois a Mãe e protetora da Igreja que Jesus nos deixou para nos reger, ensinar e conduzir ao paraíso. É sob a vossa proteção materna que ela exerce a sua missão sublime.

Lembrai-vos da Santa Igreja; abençoai o Santo Padre, os nossos Bispos, os nossos Sacerdotes para que trabalhem com ardor missionário na seara do Senhor. Dai-nos o espírito de obediência, respeito e submissão, para que seguindo os ensinamentos da Igreja, possamos chegar até vós e vos louvar eternamente.

Para o Sétimo Dia

Virgem Santíssima, Nossa Senhora da Penha, sois a protetora das famílias cristãs. Assim o quis o Vosso Divino Filho quando, a vosso pedido, abençoou com seu primeiro milagre, o casamento de Cana da Galiléia.

Vós fostes a esposa mais modelar e a mãe mais solícita que jamais houve sobre a terra. Assisti pois, com vossa constante proteção às nossas famílias para que vivam sempre fiéis à sua fé, eduquem cristamente os filhos e contribuam para a restauração moral da sociedade. Livrai-as dos erros funestos, para que na multiplicação dos filhos, Deus seja bendito e louvado.

Para o Oitavo Dia

Virgem Santíssima, Nossa Senhora da Penha, sois a consoladora dos aflitos; infundi, nos corações feridos o conforto e o alívio. Sois a nossa esperança. Em vós depositamos a nossa confiança e esperamos da vossa bondade o lenitivo para as dores que nos acabrunham. Assisti-nos neste vale de lágrimas, enxugai-nos as lágrimas, estancai o sangue que jorra das chagas da nossa alma, para que, na paciência e conformidade com a vontade divina, possamos merecer as vossas bênçãos e as de Jesus, vosso divino Filho.

Para o Nono Dia

Virgem Santíssima, Nossa Senhora da Penha, sois a porta do céu, o caminho seguro que nos leva à feliz eternidade. Amparai-nos sempre, porém especialmente na nossa última hora, para que, confortados com os santos sacramentos, possamos em vossos braços exalar, um dia, o nosso último suspiro. Vinde assistir-nos na última luta, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre, para que o vamos gozar no céu, onde prostrados ante o vosso trono, vos havemos de louvar e agradecer eternamente.

Em seguida canta-se a Ladainha de Nossa Senhora e dá-se a Bênção com o Santíssimo Sacramento