Imprimir

Logo Anno Fede

A CNBB publicou uma nota com indicações pastorais para o Ano da Fé assinada por Dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral da CNBB e Dom Sérgio da Rocha, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, que transcrevemos abaixo para conhecimento, reflexão e utilização em nossas comunidades: 

“Aproxima-se o início do Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI para o período que vai de 11 de outubro próximo a 24 de novembro de 2013, com o qual ele oferece “uma ocasião propícia para introduzir o complexo eclesial inteiro num tempo de particular reflexão e redescoberta da fé” (Porta Fidei, 4).  Esta comunicação tem a finalidade de informar a respeito do Calendário de celebrações de caráter universal, recordar as sugestões dadas às Dioceses pela Santa Sé e divulgar as primeiras iniciativas da CNBB.

A Congregação para a Doutrina da Fé publicou dia 06 de janeiro deste ano uma “Nota com indicações pastorais para o Ano da Fé”. Recordamos a importância de que as indicações referentes às Dioceses e às Paróquias sejam estudadas e que sejam feitas as escolhas mais convenientes às realidades locais, em vista de se celebrar bem o Ano da Fé, em comunhão com toda a Igreja.

A Secretaria Organizativa do Ano da Fé, que foi constituída junto ao Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, inaugurou recentemente um site, por ora em italiano e inglês, para colaborar na dinamização das atividades do Ano da Fé: www.annusfidei.va. Essa Secretaria fez chegar à nossa Conferência um “Calendário dos Grandes Eventos”, que lhe transmitimos.

Por sua parte, a CNBB está promovendo as seguintes iniciativas: A abertura oficial do Ano da Fé para o Brasil ocorrerá na Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, dia 12 de outubro, durante a celebração principal da solenidade da Padroeira do Brasil, às 10h00. A publicação da carta apostólica Porta Fidei, do Papa Bento XVI. A impressão de um cartão com o Credo Niceno-Constantinopolitano e a imagem oficial do Ano da Fé, para facilitar a recitação cotidiana do Credo, como sugere o Papa (Porta Fidei, 9). Os pedidos podem ser feitos às Edições CNBB pelo call-center (61 2193-3019). A publicação dos Documentos do Concílio Vaticano II, do Catecismo da Igreja Católica e do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, em edição mais econômica. A publicação de uma coletânea de textos de Bento XVI sobre a fé. As Comissões Episcopais Pastorais para a Doutrina da Fé, para a Animação Bíblico-Catequética e para a Cultura e a Educação estão promovendo um Congresso Teológico sobre os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica e o Ano da Fé, de 07 a 09 de setembro próximo, na PUCPR (as inscrições podem ser feitas na página da CNBB na internet). E, posteriormente, publicarão as conferências apresentadas no Congresso. A Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé publicará um Subsídio Doutrinal intitulado: As razões da fé na ação evangelizadora.

Outras iniciativas e publicações mais específicas poderão ainda ser propostas e oportunamente divulgadas, como a tradução do hino e do subsídio “Viver o Ano da Fé”, em vista do que já iniciamos os contatos com os responsáveis na Santa Sé.

Aproveitamos a ocasião para renovar nossos votos de que a celebração do Ano da Fé represente para sua Igreja local uma grande oportunidade de crescimento na fé e no testemunho da comunhão com Deus e com a Igreja universal.”

Dom Manuel Parrado Carral