2015-06 CorpusChristi 04

No último dia 04 de junho, a Igreja Católica celebrou em todo mundo a solenidade de Corpus Christi, comemorando o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, data em que os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo grande dom da Eucaristia, na qual o próprio Jesus se faz presente como alimento e remédio para nossa caminhada neste mundo.

2015-06 CorpusChristi 01

A solenidade de Corpus Christi tem sua origem no século XIII, quando começou a ser celebrada na diocese de Liège, na Bélgica, e o Papa Urbano IV estendeu esta celebração para toda a Igreja em 1264. Em nossa Diocese, todas as paróquias celebraram festivamente esta solenidade e, em nossa Igreja Catedral de São Miguel Arcanjo, o Bispo Diocesano presidiu a solene celebração Eucarística às 15h00.

2015-06 CorpusChristi 03

Da homilia de Dom Manuel, destacamos três pontos: 1. quem participa da Eucaristia se compromete a assumir um processo de conversão contínua para transformar a própria vida em serviço aos irmãos e irmãs; 2. nosso 6º Plano Diocesano de Pastoral apresenta-nos pistas de ação neste sentido; 3. quando o medo e a tentação da acomodação tentar paralisar nossas iniciativas nos lembremos das palavras encorajadoras do Papa Francisco: "Quando tivermos de partir para uma periferia extrema, talvez nos assalte o medo; mas não há motivo! Na realidade, Jesus já está lá; Ele espera-nos no coração daquele irmão, na sua carne ferida, na sua vida oprimida, na sua alma sem fé. Jesus está naquele irmão. Ele sempre nos precede; sigamo-Lo! Tenhamos a audácia de abrir estradas novas para o anúncio do Evangelho".

2015-06 CorpusChristi 02