No dia 13 de maio, com a presença do Papa Francisco em Fátima, celebramos os 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima (1917-2017). Nesta ocasião o Papa Francisco canonizou os pastorinhos Jacinta e Francisco e destacou o sentido dessas aparições e os pedidos de Maria: rezar o terço, meditassem os mistérios do rosário, confessassem-se e recebessem a sagrada comunhão em reparação aos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria.
Em nossa Diocese as paróquias quem têm o título de Nossa Senhora de Fátima celebraram a festa com grande júbilo e participação. Dom Manuel presidiu o jubileu de Fátima em missa concelebrada na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Curuçá.
Em sua homilia o Bispo Diocesano, entre outras reflexões, lembrou que os apelos da Virgem Maria há 100 anos, dirigidos a todos nós, através das três crianças: Lúcia, Francisco e Jacinta, em Fátima, são um sinal de sua maternal solicitude que continua a nos alertar e a nos exortar a ouvir e a fazer tudo o que Jesus nos pede. Entre as mensagens transmitidas por Maria em Fátima, sobressaem os apelos à fé, à oração, à penitência, a ouvir e seguir Jesus, a amar e a desagravar Deus Nosso Senhor, dando um testemunho vivo, atual e dinâmico de nossa fé no nosso dia a dia.