Cristo Ressuscitado vem e fica conosco!

2019 caminhada da ressurreição

Estamos vivenciando os últimos dias do tempo litúrgico da quaresma, durante o qual fazemos nossa anual “subida a Jerusalém” com Jesus, para celebrar a Páscoa.

O evangelista São Lucas foi nos conduzindo nesta caminhada colocando para nossa reflexão quatro passagens do evangelho:

1. a tentação de Jesus no deserto, lembrando-nos que a Igreja vive ainda hoje no deserto, em situação de tentação e de luta: por isso Jesus nos ensinou a rezar, “não nos deixeis cair em tentação”;

2. O episódio da transfiguração de Jesus é um sinal daquilo que será nosso destino um dia. Para isso devemos nos identificar com Cristo no espírito, nos pensamentos e na vida. A transfiguração do coração deve acontecer já, agora!

3. a parábola contada por Jesus, no evangelho do terceiro domingo da quaresma, nos ensina que o tempo que temos neste mundo é o tempo que Deus nos dá, tempo que se chama agora, tempo de conversão e da prática do bem;

4. No quarto domingo nos é apresentada uma das páginas mais lindas do evangelho: a parábola do filho pródigo que nos mostra que ambos os filhos têm suas fraquezas e pecados e os dois precisam do amor e da misericórdia do Pai;

5. O evangelho do quinto domingo é segundo São João e narra a cena comovente da mulher adúltera. A Igreja ordena que este evangelho seja lido próximo da celebração da semana santa para mostrar a ligação entre a história da mulher adúltera e a paixão do Senhor: o preço do perdão do pecado daquela mulher, dos nossos pecados e de todo o pecado do mundo é o sangue de Cristo, derramado no Calvário.

Tendo realizado nosso peregrinar quaresmal estamos preparados para celebrar a Sagrada Liturgia do Tríduo Pascal que nos levará a cantar as maravilhas realizadas pelo Senhor Jesus que venceu a morte: Cristo Ressuscitado vem e fica conosco! Na alegria do Cristo Ressuscitado convidamos a todos para participar da 35ª Caminhada da Ressurreição no próximo dia 20 de abril às 23 horas saindo da Basílica Nossa Senhora da Penha até a Catedral de São Miguel Arcanjo.

Caminhada da Ressurreição – 20 de abril às 23 horas

Basílica da Penha até a Catedral de São Miguel Arcanjo