2019 09 MinistrosBatismo1

Na tarde do dia 22 de setembro, em celebração da Palavra presidida pelo Bispo Diocesano, na Catedral de São Miguel Arcanjo, foram investidos no ministério não ordenado do Sacramento do Batismo 281 leigos preparados pela equipe diocesana de Ministérios Não Ordenados e indicados pelos Párocos de 66 Paróquias.

Durante o rito de investidura Dom Manuel Parrado Carral, em sua homilia, citando o documento de Aparecida lembrou que os leigos são chamados a participar na ação pastoral da Igreja, em primeiro lugar com o testemunho de vida e, em segundo lugar, com ações no campo da evangelização, da vida litúrgica e de outras formas de apostolado conforme as necessidades da Igreja Particular, sob a orientação do Bispo Diocesano (DAp 211). Este estará disposto a abrir para eles espaços de participação e conferir-lhes ministérios e responsabilidades em uma Igreja toda ela ministerial, onde todos vivem de maneira responsável seu compromisso de batizados.

2019 09 MinistrosBatismo2

Lembrou ainda que o exercício deste ministério só tem sentido se for exercido com um autentico espírito de missionariedade, de comunhão, de unidade e de serviço. Concluindo aconselhou: 1. Cultivar o espírito de acolhida; 2. Descobrir a maneira como podem ser missionários no exercício desse ministério; 3. Sejam verdadeiros servidores de Deus em suas comunidades; 4. Tudo isso exige vivenciar uma espiritualidade alimentada pela vida de oração, pelo amor à Palavra de Deus e pela Eucaristia.