Treinamento Ecclesiae

Na manhã do 13 de março, sexta-feira, no Instituto de Teologia São Miguel, os Departamentos Jurídicos e Contábil da Mitra Diocesana de São Miguel Paulista promoveram mais um treinamento acerca do Sistema Ecclesia, que já está em funcionamento em quase 100% de nossas paróquias. Participaram do encontro diversos irmãos e irmãs, vindos das mais diferentes paróquias e comunidades - secretários e membros do Conselho Econômico -, assim como alguns dos nossos padres. Nosso bispo diocesano, Dom Manuel Parrado Carral, marcou presença e iniciou o encontro agradecendo a presença de todos, realçando que a participação, em grande número, mostrava a preocupação com a seriedade no trabalho.

O sistema Ecclesia é composto por um conjunto de módulos interligados, objetivando atender às necessidades administrativas paroquiais. No encontro, trabalhou-se, especificamente, o módulo financeiro e o módulo sacramento.

O módulo financeiro permite o total controle financeiro (contas a pagar e pagas, a receber e recebidas) da Paróquia. Nele está presente a possibilidade do cadastramento das contas bancárias, e os lançamentos podem ser controlados através do caixa comum de forma muito simples. O sistema também fornece relatórios de conferências que permitem acompanhar o saldo bancário atualizado de acordo com o extrato do banco ou de seus investimentos. 

O módulo sacramento, por sua vez, é aquele que permite o cadastramento das informações de Batismo, Primeira Eucaristia, Crisma, Matrimônio, Prepração de Batismo e Casamento. Os dados podem ser acessados de forma simples e rápida; e o sistema, na medida que recebe os dados, também emite as certidões e lembranças atualizadas.

Agradecemos o empenho de todas as paróquias e comunidades, especialmente dos párocos, na implantação do sistema Ecclesia, lembrando que, além do próprio dado da informatização, o trabalho também assegurará maior segurança a todos no quesito "prestação de contas", inclusive junto à Receita Federal e demais órgãos públicos.