Imprimir

O encontro se deu de forma totalmente on-line devido à pandemia da Covid-19.

JORNADA.PASCOM
(parte dos participantes na última noite)

A Pascom Diocesana, coordenada atualmente pelo Pe. Tiago Cosmo, vigário paroquial na Basílica de Nossa Senhora da Penha, realizou, de 9 a 12 de novembro, a I Jornada de Comunicação da Diocese de São Miguel Paulista. Foram quatro noites de estudo e aprimoramento, que contaram com a participação de agentes da PASCOM de diversas paróquias de nossa Diocese e também de outras Dioceses.

O encontro contou com a assessoria do Prof. Dr. Pe. Antonio Iraildo Alves de Brito, atual editor da Revista Vida Pastoral, que trabalhou a questão das Fake News; do Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino, que desenvolveu o tema Mídia, Religião  Socidade: Das palavras às redes digitais; do próprio Pe. Tiago Cosmo, que fez uma exposição do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil e da Daniela Barbosa, consagrada da Comunidade Católica Eucaristós, que trabalhou a temática As redes sociais a serviço da evangelização: como fazer? A mediação ficou a cargo do Jonathan Moura, membro da equipe da Pascom Diocesana, da Paróquia do Bom Jesus das Oliveiras, setor Itaim Paulista. O encontro aconteceu totalmente on-line, pela plataforma Zoom.

Segundo Vera Roman Torres, da Diocese de Santos, que acompanhou as quatro noites da jornada, o evento foi enriquecedor para o trabalho da Pascom nas mais diferentes paróquias. Para Débora Joazeiro, da paróquia de São Paulo Apóstolo, "foi um momento formativo agradável e de informações riquissimas, já que contou com palestrantes altamente qualificados".

Além das temáticas trabalhadas, foi falado sobre a importância de se dar o crédito às imagens que se recolhem na internet, sobre a utilização do logo a partir do criado pela PASCOM Nacional, visando criar maior unidade, e também sobre o Mutirão de Comunicação 2021, que acontecerá em julho do próximo ano, em Belo Horizonte, e já está com as inscrições abertas.

A Pascom Diocesana agradece a participação e o empenho de todos os envolvidos.