ENCONTRO.MINISTROS.20201

No último dia 22 de novembro, quando a Igreja celebrou a solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo, e também o dia dedicado aos cristãos leigos e leigas, a Diocese de São Miguel Paulista realizou o 11º encontro dos ministros não ordenados, como já é costume em nossa igreja particular. Neste ano, no entanto, devido à pandemia do coronavírus, a celebração foi realizada com representações, e cada paróquia foi orientada a enviar apenas dois ministros.

A celebração, que aconteceu na Basílica de Nossa Senhora da Penha respeitando todas as normas de higiene e distanciamento social, foi presidida pelo nosso bispo diocesano, Dom Manuel Parrado Carral, e constou de três momentos distintos: após a acolhida, foi feita uma memória dos ministros e ministras das nossas paróquias que, neste meses, perderam a batalha para a Covid-19, citando seus nomes um a um; depois, a liturgia da Palavra, com o ensinamento de Dom Manuel; e, por fim, o momento de adoração e bênção do Santíssimo Sacramento.

Em sua homilia, Dom Manuel realçou sua alegria em estar com os ministros, não deixando de mencionar, porém, uma certa tristeza, visto que, nos anos passados, a Basílica estava repleta de irmãos e irmãs. "Este momento, no entanto, nos mostra a gravidade do nosso contexto, o qual precisamos levar a sério", disse. O bispo, refletindo as leituras propostas para a celebração, também fez um apelo para que, a partir daquele momento, todos se empenhassem, sobretudo, em trazer de volta às comunidades aqueles e aquelas que, de certa forma, se acomodaram em suas casas devido à pandemia. "Colaborem com seus párocos neste intuito. Estes irmãos e irmãs precisarão especialmente da nossa atenção", pediu.

ENCONTRO.MINISTROS.2020.2

Diante do Santíssimo, como Igreja, todos rezaram pelos doentes, pelos falecidos, pela famílias enlutadas, e não deixaram também de pedir pelos médicos, profissionais da saúde e cientistas, para que também se empenhem em descobrir uma cura e a imunidade para a Covid-19. Ao final da celebração, o coordenador diocesano dos ministérios, Pe. Eduardo Nery Nunes, agradeceu a presença e a participação e o trabalho de todos, pela organização e preparação da celebração, e lembrou que, em virtude da pandemia, o calendário para o próximo ano ainda está suspenso.

VEJA OUTRAS IMAGENS DA CELEBRAÇÃO CLICANDO AQUI!
(imagens de Vinicius Rocha, da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, do setor Ponte Rasa, membro da PASCOM Diocesana)