A missa de posse aconteceu no dia 20 de janeiro de 2020, quando a Igreja celebrou o martírio de São Sebastião.

PADRE.TIAGO.POSSE.3

No dia 20 de janeiro, nosso bispo diocesano, Dom Manuel Parrado Carral, deu posse canônica ao Pe. Tiago Cosmo da Silva Dias como administrador paroquial da Paróquia de Jesus Adolescente, no setor Vila Esperança. Como tem sido feito, Dom Manuel fez o rito já no início da santa missa, agradecendo ao Pe. Francisco Albuquerque pelo trabalho desenvolvido na paróquia até aquele momento. Ao mesmo tempo, exortou a comunidade a acolher o novo presbítero, ainda que as novidades sempre desestabilizem. "Cada padre tem o seu jeito, mas o projeto é sempre comum: anunciar Jesus Cristo", disse.

A seguir, o vigário geral da Diocese, Pe. Edilson de Souza Silva, fez a leitura da provisão de nomeação do novo administrador paroquial, que foi seguida da profissão de fé e do juramento de fidelidade do Pe. Tiago Cosmo. Depois, o novo administrador e outras duas testemunhas assinaram a ata de posse, e Dom Manuel apresentou-o oficialmente como o novo responsável pela comunidade.

PADRE.TIAGO.POSSE.2

Terminado o rito, a celebração seguiu como de costume, com boa participação de fiéis da paróquia e concelebrada por padres amigos do Pe. Tiago Cosmo que, em sua homilia, lembrou o que ensinou o apóstolo Paulo que, por detrás de qualquer trabalho, é sempre Deus quem faz tudo crescer. "Hoje, prosseguimos nossa caminhada, como comunidade de Jesus Adolescente. Digo prosseguir, não começar, porque na Igreja não há substituições, mas sim sucessões, porque, como diz Paulo, 'eu plantei, Apolo regou, mas é Deus quem fazia crescer. Assim, pois, aquele que planta, nada é; aquele que rega, nada é; mas importa somente Deus, que dá o crescimento' (1Cor 3,6ss)! É sempre Ele!", disse. Além disso, também exortou a comunidade a amar a Igreja como sua e, principalmente, a dar o testemunho de comunhão e unidade pedido pelo próprio Cristo.

Ao final, a comunidade preparou uma singela homenagem ao Pe. Francisco, que deixou a paróquia para assumir outro desafio, e também ao Pe. Tiago Cosmo, como gesto de acolhida.

O NOVO ADMINISTRADOR PAROQUIAL

PADRE.TIAGO.POSSE.1

Pe. Tiago Cosmo da Silva Dias foi ordenado presbítero no dia 29 de junho de 2019, pela imposição das mãos de nosso bispo diocesano, Dom Manuel Parrado Carral. Ordenado, foi nomeado vigário paroquial da Basílica de Nossa Senhora da Penha, no bairro da Penha de França, onde também já trabalhara como seminarista, no último ano de formação, e como diácono. Agora, foi nomeado por nosso bispo como Administrador Paroquial da Paróquia de Jesus Adolescente, no setor Vila Esperança. Pe. Tiago Cosmo é também o Coordenador Diocesano da Pastoral da Comunicação.

Imagens: Vinicius Rocha, Pascom Diocesana.
Contato: https://www.facebook.com/marvinfotoevideo