18.ENP
Na imagem, os padres Leandro, Jefferson e Walison, que representaram a Diocese no 18º ENP

Em Aparecida, São Paulo, realizou-se o 18˚ Encontro Nacional de Presbíteros (ENP), entre os dias 9 e 14 de maio de 2022, em um clima fraterno e acolhedor entre os participantes e todos os envolvidos.

Nossa Diocese de São Miguel Paulista foi representada pelo Pe. Walison Vieira, representante do clero, e pelos padres Leandro Ferreira Domingos e Jefferson Duílio Santana. Nesse encontro, os padres, representando as Dioceses e Arquidioceses do Brasil, envolveram-se nos temas propostos pela Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP).

Em resumo, entre os temas abordados destacam-se: Pe. Rosimar José de Lima Dias, doutor em psicologia clínica, que falou aos presbíteros sobre “A situação atual dos Presbíteros no Brasil: uma perspectiva humana afetiva” e abordando o tema do 18˚ ENP, Dom Joel Portella Amado, secretário-geral da CNBB, “Tema: Presbíteros: comunhão e missão. Lema: “todos vós sois irmãos” (MT 11,28).

As palestras foram marcadas pela escuta da parte dos presbíteros ao se depararem com uma abordagem forte e eloquente dos assessores, citados acima, que levaram à reflexão e novas perspectivas tanto no cuidado da saúde mental dos presbíteros como o cuidado no exercício do ministério sacerdotal.

Foram dias de partilha entre muitos padres vindos de todas as regiões do Brasil, e também de fraternidade. Também foram mencionados assuntos referentes à pandemia, e foi feita uma singela homenagem aos padres falecidos pela Covid-19 e por outras causas, como o suicídio, nesses últimos 2 anos e meio.

Por fim, houve uma redação de uma Carta aos Presbíteros do Brasil que conta mais detalhes do 18˚ ENP, que convido a lê-la. Houve também eleições para a nova diretoria da CNP (Comissão Nacional de Presbíteros) que, em resumo, incentiva e fomenta entre os presbíteros e nas igrejas particulares atenção e cuidado à vida dos padres em suas necessidades, anseios, desafios, evangelização e Missão.

Que Nossa Senhora da Conceição Aparecida, derrame suas graças aos Presbíteros do Brasil, incentivando o ardor de anunciar o Evangelho aos que necessitam de consolo. Amém.

Pe. Walison de Jesus Vieira
Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (Setor Cidade Tiradentes)