É Natal! Renasce a Esperança...

“E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós”. (Jo 1,14)

Acabamos de celebrar o ano nacional do laicato que teve como lema: cristãos leigos e leigas “sal da terra e luz do mundo”. Esta celebração ajudou-nos a aprofundar a essência de nossa Fé, e nos fez redescobrir a alegria de pertencer à Família de Deus. Em seu Filho Jesus Cristo, Deus se encarnou, se fez história e permanece vivo entre nós pela Eucaristia e pela ação do Espírito Santo: “Eis que Eu estou convosco todos os dias até a consumação dos tempos”. Esta é a grande alegria que, como batizados, devemos anunciar ao mundo: todo dia é Natal, pois, Deus permanece vivo entre nós.

O Natal cristão faz renascer a Esperança, pois, comemorar a presença de Jesus Cristo na história, exige assumir seu projeto de vida nova: “é preciso nascer de novo”(Jo 3,3). "Assim que, se alguém está em Cristo, será nova criatura; eis que tudo se fez novo." (2 Coríntios 5.17). O homem novo é que faz surgir o mundo novo: mundo de partilha, de solidariedade, de misericórdia, de perdão e reconciliação, enfim de caridade: Deus é Amor.

O Papa Francisco nas catequeses sobre a Esperança, em outubro de 2017, afirmou: “O cristão sabe que o Reino de Deus, o seu Senhorio de amor, está crescendo como um grande campo de trigo, mesmo que no meio exista a cizânia. No final o mal será eliminado. Pela Esperança sabemos que nossos dias mais belos ainda estão por vir. O Cristão é um Missionário da Esperança, pois, a Esperança tem um nome: JESUS.

Caro povo de Deus da Diocese de São Miguel Paulista, vamos fazer da celebração do Natal um momento forte de experiência e encontro com Deus, em Jesus Cristo, em nossas famílias, em nossas comunidades e em nossas paróquias. “Sustentados pela fé, olhemos com esperança o nosso serviço no mundo, aguardando ‘novos céus e uma nova terra, onde habite a justiça”(2Pd 3,13-14) . Desejo a todos um Feliz e Santo Natal. Sejam missionários da Esperança! Que 2019 seja repleto de bênçãos e graças de Deus e que o Menino Jesus seja o nosso maior presente de Natal!

Dom Manuel Parrado Carral
Bispo Diocesano de São Miguel Paulista

Celebração de encerramento do Ano Formativo

No dia 12 de dezembro, festa de Nossa Senhora de Guadalupe - Padroeira da América Latina, às 9h00, na capela do Seminário Diocesano de São Miguel Paulista foi celebrada missa de ação de graças presidida por Dom Manuel para marcar o encerramento do ano formativo.

2018 ano formativo

Em sua homilia o Bispo Diocesano destacou o tempo litúrgico do advento que abra espaço para a celebração de duas festividades marianas: imaculada Conceição e Nossa Senhora de Guadalupe. Refletiu sobre os dois momentos marcantes do ano formativo: a celebração de abertura onde colocamos toda a expectativa de caminhada de um novo ano seminaristico e o encerramento como momento de ação de graças por tudo o que foi realizado. Deixou um questionamento a cada seminarista: qual foi o meu crescimento na formação humana-afetiva, na formação pastoral, na formação intelectual, na espiritualidade e na vivência comunitária? Concluindo agradeceu aos formadores pela dedicação ao seminário no ano que está findando. Desejou a todos um feliz e santo natal e boas férias.

Ordenação Diaconal

No dia 08 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, às 9hs30, no Santuário Basílica de Nossa Senhora da Penha, em solene celebração eucarística presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Manuel Parrado Carral, deu-se a ordenação diaconal de Hilton José Araujo, José Francisco Alves e Tiago Cosmo da Silva Dias.

2018 ordenação diaconal1

“A esperança não decepciona” (Rm 5,5) é o lema escolhido pelo Diácono Hilton; “Antes de te modelar no ventre materno, eu te conheci. Antes que saísse do seio, eu te consagrei” (Jr 1,5) é o lema do Diácono José Francisco; “Faço tudo por causa do evangelho, para dele me tornar participante” (1 Cor 9,23) é o lema do Diácono Tiago Cosmo.

Em sua homilia Dom Manuel realçou a solenidade da Imaculada Conceição dizendo que, ser ordenado diácono nesta solenidade é uma graça especial. Refletiu sobre o lema de cada um dos ordenados e as leituras escolhidas para esta celebração.

2018 ordenação diaconal2

Encerrou sua homilia citando o Papa Francisco: “A característica do que é diocesano é principalmente a ‘diocesaneidade’ que tem como pedra angular a relação freqüente com o Bispo, no diálogo e no discernimento com ele. Sem o relacionamento assíduo com o Bispo o diácono ou o sacerdote lentamente se isola do corpo diocesano e sua fecundidade diminui, principalmente porque não exercita o diálogo com o pai da diocese.”

Instituto de Teologia São Miguel celebra formatura

No último dia 30 de novembro o Instituto de Teologia São Miguel realizou em suas dependências a festa de formatura de 28 alunos que concluíram o curso de teologia para leigos. A cerimônia teve início com a celebração eucarística presidida por Dom Manuel Parrado Carral.

2018 Teologia1

Em sua homilia, o Bispo lembrou que neste dia a igreja celebra a festa do apóstolo Santo André e nós nos reunimos em torno do altar com o coração agradecido elevando um hino de louvor e ação de graças a Deus pelo término de mais um ano de atividade do Instituto de Teologia de nossa Diocese.

Dirigindo-se aos formandos afirmou que somos gratos a eles porque, aprofundando sua fé, buscaram não somente o enriquecimento pessoal pelo aprimoramento do conhecimento da verdade da fé, mas tiveram como objetivo a evangelização do povo de Deus em nossa querida Diocese de São Miguel Paulista, honrando o lema de nosso Instituto: “Formar para melhor Servir”.

2018 Teologia2

Após a santa missa o Diretor do Instituto Pe. Cláudio Francisco de Oliveira compôs a mesa e presidiu a diplomação dos formandos.

2018 Teologia3

Programação de atividades da Diocese - 2018

Disponibilizamos a programação das atividades para 2018, da Diocese de São Miguel Paulista. Clique na imagem abaixo para acessar.

2018 Programacao.