15 anos do Movimento Eucarístico Jovem

2018 jovens

No dia 11 de agosto, às 10hs00, no Santuário Eucarístico Nossa Senhora da Penha, os membros do Movimento Eucarístico Jovem, se reuniram para participar da missa em ação de graças pelos 15 anos de presença na Diocese de São Miguel Paulista.

A Eucaristia foi presidida por Dom Manuel que na homilia acolheu e saudou a todos os presentes lembrado entre outras coisas que os jovens são convidados a doar um tempo da sua vida para testemunhar Jesus Cristo, para viver em intimidade com Ele na Eucaristia e para ajudar a construir o Reino de Deus nos ambientes onde estão: na família, na escola, no grupo de amigos e na comunidade.

Aborto: estatísticas corretas permitem definir políticas em defesa da vida - Dom João Bosco Barbosa Sousa

2018 08 ProVida

A descriminalização do aborto voltou a pauta nacional com a convocação de uma audiência pública pela ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, que analisa um pedido do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442.

A ação sustenta que dois dispositivos do Código Penal que instituem a criminalização da interrupção voluntária da gravidez afrontam a dignidade da pessoa humana, a cidadania, a não discriminação, a inviolabilidade da vida, a liberdade, a igualdade, a proibição de tortura ou o tratamento desumano e degradante, a saúde e o planejamento familiar das mulheres e os direitos sexuais e reprodutivos.

Diante dessa realidade, o bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom João Bosco Barbosa Sousa escreveu um artigo que mostra que vem sendo divulgados números hoje sabidamente falsos sobre as estatísticas de abortos provocados.

Clique aqui e leia o artigo na íntegra.

Movimento de Schoenstatt realizou encontro diocesano

No dia 05 de agosto, às 15hs, na Catedral de São Miguel Arcanjo, com a presidência de Dom Manuel foi celebrada a eucaristia para o encontro diocesano do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Nesta ocasião foi lembrado os 50 anos de falecimento do Pe. José Kentenich, fundador do movimento, no próximo dia 15 de setembro.

2018 N.Sra. Schoenstatt

Em sua homilia o bispo diocesano acolheu a todos e lembrou o ano nacional do laicato refletindo sobre a Exortação Apostólica do Papa Francisco sobre a Santidade apresentando as cinco características de santidade para o mundo de hoje.

Confraternização pelo Dia do Padre

O clero da Diocese de São Miguel Paulista esteve reunido com o bispo diocesano, Dom Manuel Parrado Carral, com a presença do bispo emérito Dom Fernando Legal, no último dia 1º de agosto, no centro pastoral Tabor, onde, apesar do frio e da chuva, contou com a presença de um bom número de sacerdotes para se confraternizar pelo Dia do Padre.

Este encontro teve início com um momento de oração preparada pelos nossos seminaristas. No decorrer da oração Dom Manuel refletiu com os padres sobre o significado do dia lembrando as palavras de São João Maria Vianney que afirmava com sabedoria “O Sacerdócio é o amor do Coração de Jesus”. O Cura D’Ars também lembrava que “Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus é o maior tesouro que o bom Deus pode conceder a uma paróquia.” Prosseguiu lembrando que “O Padre não é para si, é para o outro”. Portanto, o padre também precisa de um sacerdote para absolvê-lo e para ungi-lo no momento de retornar à Casa do Pai.

Na seqüência foi servido o almoço preparado pelas cozinheiras do seminário e pelos seminaristas tendo à frente o reitor do seminário, Pe. Silvio. Em um ambiente, alegre, fraterno e amigo transcorreu o almoço com o serviço dos seminaristas. Ressaltamos a fraterna acolhida do Pe. Israel responsável pela comunidade e pelo Centro Pastoral do Tabor a quem agradecemos.

Regiões Episcopais avaliam 6º Plano Diocesano de Pastoral

domanuel

Durante o mês de julho os 14 setores pastorais avaliaram o 6º plano diocesano de pastoral que contou com dois momentos:

1. Partilha dos resultados dos relatórios das assembléias paroquiais realçando os pontos positivos e as dificuldades na aplicação do plano de pastoral;

2. Os grupos responderam a duas perguntas:

     a. partindo do relatório apresentado, o que temos no Setor Pastoral?

     b. A partir do relatório apresentado, indique três questões a serem assumidas pelo Setor Pastoral.

Chegou o momento das Regiões Episcopais realizarem suas assembléias:

Região Episcopal Itaquera/Guaianases dia 18 de agosto, na Paróquia de São Benedito.

Região Episcopal São Miguel no dia 18 de agosto na Catedral.

Região Episcopal Penha no dia 01 de setembro na Paróquia Santa Luzia no Jardim Nordeste.
 

Programação de atividades da Diocese - 2018

Disponibilizamos a programação das atividades para 2018, da Diocese de São Miguel Paulista. Clique na imagem abaixo para acessar.

2018 Programacao.