Diocese de São Miguel Paulista Diocese de São Miguel Paulista
  • Diocese
    • Histórico
    • Informações Gerais
    • Governo Diocesano
  • Paróquias
    • Lista de Paróquias
    • Região Episcopal
    • Data de Criação
  • Nossos bispos
  • Jornal Voz Diocesana
  • Notícias

Catequese do Papa

Diocese de São Miguel Paulista Diocese de São Miguel Paulista
  • Diocese
    • Histórico
    • Informações Gerais
    • Governo Diocesano
  • Paróquias
    • Lista de Paróquias
    • Região Episcopal
    • Data de Criação
  • Nossos bispos
  • Jornal Voz Diocesana
  • Notícias
  1. Você está aqui:  
  2. Página Principal
  3. Arquivo de notícias
  4. 2011
  5. Vocação: dom de Deus e dom da Igreja

Vocação: dom de Deus e dom da Igreja

A pastoral vocacional, responsabilidade de todo o Povo de Deus, acompanha o processo de discernimento.

06_dommanuelcatedral3“A vocação sacerdotal é um dom de Deus, que constitui certamente um grande bem para aquele que é o seu primeiro destinatário. Mas é também um dom para a Igreja inteira, um bem para a sua vida e missão” (PDV 41). Como dom de Deus, pedimos ao Senhor que “mande trabalhadores para a sua messe” e como dom da Igreja assumimos a responsabilidade de  preparar, incentivar, educar, acolher e cuidar dos vocacionados.

A pastoral vocacional, embora não exclua outras vocações, dá ênfase às vocações para o sacerdócio e à vida consagrada. A vocação “é condição para assumir o ministério presbiteral”. Conforme afirma o Documento 93 da CNBB sobre a formação, - Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, - “... ninguém pode arrogar-se o direito de escolher o ministério de presbítero com base unicamente em suas aspirações”. Daí a importância vital de uma pastoral que possa ajudar no discernimento e que  tenha critérios de avaliação das aptidões e do progresso de caminhada dos candidatos.

Como espaço do primeiro discernimento vocacional se encontra a pastoral vocacional. Busca favorecer os jovens vocacionados a se capacitarem a optar pela vocação presbiteral por meio do despertar para a vocação humana, cristã e eclesial; ajudar a perceber e discernir o chamado de Deus; auxiliar a cultivar a própria vocação; acompanhar o processo de opção livre e consciente; acompanhar o vocacionado naquilo que é específico ao ministério de presbítero.

A pastoral vocacional “... começa na família e continua na comunidade eclesial” (DFPI 105). Ela é fruto de uma sólida pastoral de conjunto, nas famílias, na paróquia, nas escolas católicas e nas demais instituições eclesiais. Todos são responsáveis: o bispo diocesano, os presbíteros, a família, as pastorais da juventude e movimentos juvenis, as pequenas comunidades, os diversos grupos e movimentos, os educadores e os seminaristas.

Na nossa Diocese de São Miguel Paulista sempre existiu, e bem organizada, a pastoral vocacional. Hoje ela funciona promovendo o acompanhamento dos vocacionados pelo período de dois anos em duas etapas. A primeira está baseada na linha do despertar vocacional e a segunda em encontros e acompanhamento específicos para os que se encaminham a uma opção mais definida.

Para a primeira etapa, do despertar vocacional, são acolhidos todas as pessoas jovens, garotos e garotas, que se interessam em conhecer os caminhos da vocação cristã. São promovidas várias atividades durante um ano, como encontros vocacionais, vigílias, retiro espiritual, encontros de coroinhas e outras atividades religiosas e culturais. Essa etapa está sob a responsabilidade de uma equipe formada por padres, religiosas, leigas consagradas e mães que se reúnem continuamente para programar, avaliar e revisar as atividades da pastoral além de participarem de encontros de formação.

Para segunda etapa são mandados pela equipe da primeira etapa os jovens que pretendem se apresentar para o ministério presbiteral. Eles são acompanhados por dois padres e uma psicóloga leiga. Essa etapa busca ajudar os jovens vocacionados a fazerem uma experiência mais profunda do chamado de Deus e lhes dar melhores condições de fazerem sua escolha.  Há nove encontros que se realizam durante a tarde de sábado no Seminário Diocesano no espaço de um ano. Os temas principais são: Projeto de vida, capacidade de opção, vocação sacerdotal, afetividade, sexualidade, vida celibatária, presbítero diocesano como pastor e líder etc.

Com toda a Igreja, nós cremos que Deus distribui seus dons e continua a chamar operários para a sua vinha. Embora conscientes dos desafios, nos alegramos na esperança de que podemos ajudar a comunidade cristã a ter bons padres, pastores dignos  de coordenar a caminhada do povo de Deus.

Dom Manuel Parrado Carral

 

Navegação

  • Subsídios Pastorais
    • Catequeses de formação
    • Catequeses do Papa
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2018
      • 2017
      • 2016
      • 2015
      • 2014
      • 2013
      • 2012
      • 2011
      • 2010
  • Caminhada da Ressurreição
  • Jornada Mundial da Juventude
    • 2013
    • 2012
    • 2011
  • Mensagem do Bispo
    • Arquivo 2022
    • Arquivo 2021
    • Arquivo 2020
    • Arquivo 2019
    • Arquivo 2018
    • Arquivo 2017
    • Arquivo 2016
    • Arquivo 2015
    • Arquivo 2014
    • Arquivo 2013
    • Arquivo 2012
    • Arquivo 2011
    • Arquivo 2010
  • Arquivo de notícias
    • 2024
    • 2023
    • 2022
    • 2021
    • 2020
    • 2019
    • 2018
    • 2017
    • 2016
    • 2015
    • 2014
    • 2013
    • 2012
    • 2011
    • 2010
  • Arquivos Catequeses do Papa
    • 2024
    • 2023
    • 2022
    • 2021
    • 2020
    • 2019
    • 2018
    • 2017
    • 2016
    • 2015
    • 2014
    • 2013
    • 2012
    • 2011
    • 2010
  • Arquivos Voz Diocesana
  • Santuários
  • Instituto de Teologia
  • Congregações
    • Masculinas
    • Femininas
  • Escolas Católicas
  • Acervo Fotográfico
  • Biblia Sagrada CNBB
    • Antigo Testamento
    • Novo Testamento
Diocese São Miguel

Basílica da Penha

  • Primórdios Históricos
  • Criação da Paróquia
  • Santuário Nossa Senhora
  • Jubileu de Prata
  • Devocionário de N. S. da Penha
  • Programação da Basílica

Listas e acervos

  • Arquivo de notícias
  • Arquivos Voz Diocesana
  • Acervo Fotográfico
  • Santuários 
  • Escolas Católicas

Biblia Sagrada CNBB

  • Antigo Testamento
  • Novo Testamento

Congregações

  • Masculinas
  • Femininas

Copyright © 2025 – Diocese São Miguel Paulista. Todos os direitos reservados.
Praça Pe. Aleixo Monteiro Mafra, 11 – fundos - CEP. 08011-010 – São Miguel Paulista – SP
Acompanhe-nos: Instagram  |  Facebook