Em solene celebração eucarística, Dom Algacir envia e motiva grupos e pastorais diocesanas
Imagens: Jefferson Bezerra
No último dia 10 de novembro, às 19h30, nosso bispo diocesano, Dom Algacir Munhak, cs, presidiu a solene celebração eucarística, em nossa Catedral de São Miguel Arcanjo, na qual apresentou oficialmente, a toda a Diocese, os movimentos, pastorais e organismos que, até este momento, estão em atividade nas mais diferentes regiões de nossa igreja particular. A missa foi concelebrada por diversos padres da nossa Diocese, e contou com a participação de religiosos e religiosas, dos nossos seminaristas e de uma quantidade grande de fiéis das mais diferentes paróquias e comunidades. Nesta mesma celebração, o seminarista Jeferson, que neste iniciou a etapa formativa da Teologia, foi oficialmente admitido como candidato às sagradas ordens do diaconato e do presbiterato.
No início da celebração, o vigário geral adjunto e coordenador diocesano de pastoral, Pe. Rodrigo Floco Porto, acolheu a todos os presentes e fez a leitura da nomeação dos padres nomeados como coordenadores ou assistentes das pastorais que, a princípio, cujo número, em nossas paróquias, são de maior expressão. Esses padres foram indicados pelo próprio clero na atualização realizada em agosto deste ano, sendo depois, após discernimento do bispo diocesano, confirmados pelo próprio bispo, em sua maioria.
Conselho de Pastoral Diocesano, composto por quatro padres, uma religiosa e três leigos
Em sua homilia, Dom Algacir, partindo do relatório conclusivo da primeira assembleia do Sínodo sobre a Sinodalidade, realizada de 4 a 29 de outubro deste ano, exortou os fiéis presentes ao espírito de comunhão e de fraternidade, tendo como objetivo comum o anúncio do Reino de Deus. "Somos 110 paróquias e uma população que chega a 3,6 milhões de habitantes, naturalmente que nem todos católicos. Mas é aqui que nos situamos. Vamos juntos, de mãos dadas, porque temos muito trabalho a realizar", disse.
Ao final, Dom Algacir deu uma bênção especial aos padres assessores e também a todo o povo que, simbolicamente, representou toda a nossa igreja particular.