Foi lançado, na manhã desta terça-feira (27), o concurso para escolher a logomarca oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) - RIO2013. O anúncio foi feito pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, durante a inauguração da sede do Comitê Organizador Local (COL/Rio), que fica no sétimo andar do edifício João Paulo II, na Glória (RJ).

Dom Orani fez o anúncio do regulamento do concurso e deu a bênção ao local que centralizará todas as atividades relacionadas à Jornada. A JMJ irá ocorrer na capital fluminense em julho e reunirá milhares de jovens do mundo inteiro. 

- Este momento é significativo para todos nós. Neste lugar, daremos continuidade aos trabalhos iniciados no dia 21 de agosto, logo após o anúncio oficial de que o Rio seria a cidade da próxima JMJ. Aqui é a sede oficial do Comitê Local, que junto com o Comitê Central, que fica no Vaticano, servirá para a organização de todas as ações relacionadas à Jornada - explicou Dom Orani.

Após a bênção do espaço físico do COL/Rio, Dom Orani assinou o contrato que autoriza o concurso para a escolha da logomarca oficial da JMJ RIO2013. As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 27 de setembro a 31 de outubro de 2011. O regulamento e o termo de cessão gratuita de direitos autorais estão disponíveis no site oficial do evento: www.rio2013.com. Os trabalhos e a documentação original exigida deverão ser enviados exclusivamente pelos Correios para o Instituto JMJ RIO2013 (Rua Benjamin Constant, 23 – 7° andar, CEP 20.241 – 150, Rio de Janeiro).

A seleção para escolha da logomarca oficial terá três fases. Na primeira, será feita uma pré-seleção online para a escolha dos 20 melhores trabalhos, através do site, onde as pessoas poderão votar nas logomarcas preferidas. Num segundo momento, os 20 trabalhos escolhidos serão submetidos à avaliação de uma comissão julgadora especializada do COL/Rio, que irá selecionar as cinco finalistas. Na última fase de seleção, os cinco melhores trabalhos serão enviados para o Pontifício Conselho para os Leigos, no Vaticano, que fará a escolha da Logo oficial. O resultado será divulgado no dia 3 de dezembro de 2011, no Santuário do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Entre os critérios para elaboração da logo estão: desenho original e inédito; incluir as siglas JMJ2013; refletir a identidade cristã do evento; deve conter uma cruz ou referência clara e inequívoca ao símbolo; ser representativa do Rio de Janeiro; ter como inspiração o lema da JMJ que é “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”, retirado do evangelho de Mateus 28,9.

Serviço:
Concurso Logomarca Oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) RIO2013

Inscrições: 27 de setembro a 31 de outubro de 2011

Endereço para envio dos trabalhos: Rua Benjamin Constant, 23 – 7° andar, CEP 20.241 – 150, Rio de Janeiro

Resultado final: 3 de dezembro de 2011.

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: jovens conectados