“A missão no coração da fé cristã”

Com o título acima, o Papa Francisco desenvolve sua mensagem para o Dia Mundial das Missões – 2017, abordando alguns aspectos essenciais da missão: seu fundamento, seu coração e as atitudes vitais da missão.

Inicia refletindo sobre “A missão e o poder transformador do Evangelho de Cristo, Caminho, Verdade e Vida. A missão da Igreja funda-se sobre o poder transformador do Evangelho. Este é uma Boa Nova portadora duma alegria contagiante, porque contém e oferece uma vida nova: a vida de Cristo ressuscitado, o qual, comunicando o seu Espírito vivificador, torna-Se para nós Caminho, Verdade e Vida.”

A seguir, o Papa Francisco relaciona a missão e o kairós de Cristo, afirmando que “através da missão da Igreja, é Jesus Cristo que continua a evangelizar e agir; e, por isso, aquela representa o kairós, o tempo propício da salvação na história. Por meio da proclamação do Evangelho, Jesus torna-se sem cessar nosso contemporâneo, consentindo à pessoa que o acolhe com fé e amor experimentar a força transformadora do seu Espírito de Ressuscitado que fecunda o ser humano e a criação, como faz a chuva com a terra”.

“O mundo tem uma necessidade essencial do Evangelho de Jesus Cristo. Ele através da Igreja continua a sua missão de Bom Samaritano, curando as feridas sanguinolentas da humanidade, e a sua missão de Bom Pastor, buscando sem descanso quem se extraviou por veredas enviesadas e sem saída”.

“As Obras Missionárias Pontifícias, afirma o Papa Francisco, são um instrumento precioso para suscitar em cada comunidade cristã o desejo de sair das próprias fronteiras e das próprias seguranças, fazendo-se ao largo a fim de anunciar o Evangelho a todos.”

Neste ano a Infância Missionária em nossa Diocese de São Miguel Paulista abre seu Ano Jubilar: 25 anos de implantação em nossa Diocese a se completar em maio de 2018. Nesta oportunidade, fica aqui uma sugestão: se queremos uma Igreja toda ela missionária, se queremos famílias missionárias, jovens missionários, comecemos por formar em nossas comunidades e paróquias mesmo que sejam pequenos grupos, da Infância Missionária. A Infância Missionária é uma sementeira do espírito missionário de nossas comunidades, paróquias e diocese. Incentivo a formação de líderes para acompanharem a Infância Missionária nas comunidades e paróquias. Confiemos na capacidade missionária de nossas crianças, nossos adolescentes e jovens!

O Papa Francisco conclui sua mensagem dizendo: “que a Virgem Maria nos ajude a dizer o nosso ‘sim’ à urgência de fazer ressoar a Boa Nova de Jesus no nosso tempo; obtenha-nos um novo ardor de ressuscitados para levar, a todos, o Evangelho da vida que vence a morte; interceda por nós, a fim de podermos ter uma santa ousadia de procurar novos caminhos para que chegue a todos o dom da salvação.”

Deixo aqui uma recomendação: leiam a íntegra dessa importante mensagem do Papa Francisco clicando aqui.

Dom Manuel Parrado Carral