O mês de setembro, dedicado à Bíblia, nos propõe neste ano o aprofundamento do livro do Êxodo com o tema: Travessia: passo a passo o caminho se faz e com o lema: “Aproximai-vos do Senhor”(Ex 16,9). É um tempo propício para aprofundar nosso amor à Palavra de Deus e aumentar nosso conhecimento do livro do Êxodo, sobretudo nos capítulos de 15 a 18.

A Bíblia, Palavra de Deus, questiona o nosso agir, transforma a nossa vida, fortalece nossa caminhada e nos insere com responsabilidade no povo de Deus. Quando a comunidade se deixa inspirar e guiar pela Palavra de Deus os relacionamentos se tornam mais fraternos e os compromissos são assumidos com generosidade e alegria. O convite: “Aproximai-vos do Senhor”, é respondido pelo testemunho de vida e de comunhão com aqueles que buscam criar unidade na pastoral de conjunto, fazendo acontecer as prioridades escolhidas, vivendo como discípulos missionários de Jesus Cristo, amando e servindo os irmãos na sua comunidade de fé.

No livro do Êxodo, nos capítulos de 15 a 18, encontramos a descrição da caminhada do povo de Deus pelo deserto,  servindo de orientação para a nossa própria caminhada:

  • o cântico de Moisés e Miriam nos lembra a necessidade de celebrar a vida;
  • a água amarga que se torna doce, o lugar das fontes e água que nasce da rocha se referem à água viva que encontramos em Deus;
  • o alimento caído do céu reafirma que Deus alimenta a nossa caminhada;
  • o povo sentindo dificuldade no caminho do deserto nos alerta para as dificuldades que todos nós encontramos na jornada da vida;
  • a oração de Moisés que tem os braços erguidos por Aarão e Hur mostra a importância da intercessão e a força da oração;
  • o sábado respeitado como Dia do Senhor humaniza o ser humano que, deve deixar um dia por semana suas atividades em busca de sobrevivência para cuidar de valores que o aproxima da vontade de Deus;
  • a formação de equipes nos ensina a repartir as responsabilidades em vista do objetivo a ser alcançado;
  • enfim há experiências de vida que simbolizam a busca da construção de um povo que de fato seja de Deus.

A travessia, ação sugerida no tema do mês da Bíblia, tem muito a ver com a mudança de vida que gera uma transformação não só no jeito de pensar mas, principalmente no modo de agir: passo a passo caminhar para outra realidade, enfrentar os desafios da nova opção, não desanimar com os fracassos, alegrar-se pelas conquistas, sentir-se responsável pelo conjunto, lembrar sempre que não estamos sozinhos na caminhada, assumir uma identidade que testemunhe nossa pertença ao povo de Deus, tudo faz parte da travessia.

Quando alguém entra no barco para atravessar um rio, com o objetivo de chegar à outra margem, com sua atitude, assume os riscos da empreitada. A travessia exige coragem, ânimo, companheirismo e confiança mútua.

Tendo como uma de nossas prioridades pastorais a formação, vamos  aproveitar o mês da Bíblia para organizar e reunir os nossos grupos na reflexão, meditação e oração guiados pela Bíblia. Vamos criar nas nossas reuniões de pastoral momentos apropriados para o estudo da Palavra, promover  encontros na comunidade, fazer a experiência da leitura orante da Bíblia, para tornar nossa catequese mais bíblica e para nos enriquecermos da presença de Deus com sua palavra salvadora.

Dom Manuel Parrado Carral