“Ele veio curar nossos males”

Missa dos Santos Oleos 20-04-2011 0271A Campanha para a Evangelização começa na Solenidade de Cristo Rei e termina no gesto concreto da coleta nacional no terceiro domingo do Advento. Lançada para todo o Brasil pela CNBB,  tem como objetivo principal despertar todos os católicos para a co-responsabilidade no sustento da obra evangelizadora, tarefa de todos aqeles que pelo Batismo são chamados a anunciar Jesus Cristo.

A Campanha para a Evangelização quer nos ajudar a superar a mentalidade individualista da fé e a visão subjetivista da religião. Por isso é um convite à conversão que nos leve para uma atitude solidária e fratena voltada para o bem comum. É uma proposta de vida numa fé adulta que, em atitudes e ações coerentes de conversão pessoal permanente e de transformação social segundo as exigências evangélicas, testemunhe de maneira mais efetiva a participação da Igreja na vida do povo.

Para atingir seu objetivo a Campanha para a Evangelização procura relacionar o tempo do Advento com a missão evangelizadora da Igreja mostrando que, como batizados, nós somos responsáveis pela ação evangelizadora da Igreja que anuncia a Boa Nova do Reino. Essa responsabilidade demonstra a coerência entre o que anunciamos e o que vivemos. A contribuição material nos envolve no trabalho de evangelização em favor das necessidades como preocupação de todos em assumir sua fé de maneira compartilhada.

A cada domingo, da Solenidade de Cristo Rei ao terceiro domingo do Advento, ajudados pelo material próprio da Campanha de Evangelização, refletimos e rezamos nas celebrações em nossas comunidades, e nos conscientizamos da importância de trabalharmos juntos para a construção de uma Igreja solidária seguidora de Jesus Cristo.

A Campanha da Evangelização, realizada no tempo do Advento, tempo de preparação para o Natal do Senhor, destaca o dom recebido de Deus através da encarnação do seu Filho Jesus que nos torna participantes da vida divina. Garantindo os recursos financeiros necessários para que a Igreja realize a sua missão evangelizadora, procuramos retribuir em espírito de gratidão todo bem recebido e toda a graça alcançada pela ação de Deus em nossas vidas.

No terceiro Domingo do Advento acontece a Coleta da Campanha para a Evangelização, gesto concreto de toda a Igreja Católica no Brasil. Esse é o presente de Natal que oferecemos generosamente à Igreja, sem dúvida uma atitude de participação que Jesus espera de nós. 

Em sintonia com toda a Igreja no Brasil, na alegria da preparação do Senhor que vem dar sentido às nossas vidas e curar nossas feridas, em comunhão com nossas comunidades e na generosidade da partilha responsável e consciente, vamos fazer da Campanha para a Evangelização um momento forte de participação na vida da nossa Igreja.

Dom Manuel Parrado Carral