“Eu vos anuncio uma grande alegria” (Lc 2,10)

Voz Diocesana nov-dez 2013
O Ano da Fé que acabamos de celebrar nos ajudou a aprofundar a essência de nossa Fé e nos fez redescobrir a alegria de pertencer à Família de Deus. Deus, em seu Filho Jesus Cristo, se encarnou, se fez história e permanece vivo entre nós pela Eucaristia e pela ação do Espírito Santo: “Eis que Eu estou convosco todos os dias até a consumação dos tempos”. Esta é a grande alegria que, como batizados, devemos anunciar ao mundo: Deus permanece vivo entre nós.

O Natal cristão deve ser preparado com alegria, mas também com responsabilidade, pois, comemorar a presença de Jesus Cristo na história exige o comprometimento com seu projeto de vida nova: “é preciso nascer de novo”. O Filho de Deus se fez gente como a gente e veio habitar entre nós, para nos ensinar o verdadeiro sentido da partilha, da solidariedade, da misericórdia e da caridade: Deus é Amor.

O Papa Francisco, como Arcebispo de Buenos Aires, afirma em uma homilia de natal: “embora revivamos o natal todos os anos, precisamos nos admirar mais uma vez diante de um Deus que escolhe a periferia da cidade de Belém e a periferia existencial dos pobres e dos marginalizados do seu tempo para se manifestar ao mundo”.

Caro povo de Deus da Diocese de São Miguel Paulista, vamos fazer da celebração do Natal um momento forte de experiência e encontro com Deus, em Jesus Cristo, em nossas famílias, em nossas comunidades e em nossas paróquias. “Sustentados pela fé, olhemos com esperança o nosso serviço no mundo, aguardando ‘novos céus e uma nova terra, onde habite a justiça”.

Desejo a todos um Feliz e Santo Natal. Que 2014 seja repleto de bênçãos e graças de Deus e que o Menino Jesus seja o nosso maior presente de Natal!

Dom Manuel Parrado Carral