Retiro anual dos presbíteros da Diocese de São Miguel Paulista acontece em Indaiatuba-SP
O Retiro anual dos Presbíteros da Diocese de São Miguel Paulista/SP, aconteceu de 13 a 16 de maio, na Casa de Retiro Vila Kostka - Itaici em Indaiatuba/SP. O Tema foi “A formação dos evangelizadores de Jesus Cristo, segundo o Evangelho de São Lucas" e o pregador Dom Vicente Costa, bispo emérito da Diocese de Jundiaí.
O Retiro anual dos Presbíteros apresentou um forte apelo à formação dos evangelizadores/discípulos que no decorrer dos textos propostos do Evangelista Lucas, incentiva e encoraja-os a abraçarem o projeto de vida de Jesus e a levarem a mensagem aos homens. Durante as reflexões lucanas, os discípulos, são confrontados a decidirem pelo Mestre, porém, há retrocessos e incoerências nessa formação do discipulado e os evangelizadores de hoje, deverão enxergar essas dificuldades e dar uma resposta a Jesus, que nos interpela hoje. O processo do discipulado é progressivo, amargo alguma vezes, e encontra na força do Cristo e no seu Espírito, a fé e a coragem para anunciarem-no. Portanto, de homens indecisos e medrosos a graça de Deus, nos discípulos, cresce, levando-os a serem realmente testemunhas do envido do Pai ao mundo.
As reflexões de Dom Vicente, que foram seis, os padres meditaram os textos ao logo do retiro, a saber: Lc, 4, 16-30; Lc 24, 13-35; Lc 4, 31-49; Lc 23, Lc 24, 36-49 e At 1, 6-8. Esses textos mostram como Deus age/transforma os discípulos, apesar das suas fraquezas. O Cristo é o modelo Evangelizador, mediante seus gestos, palavras e entrega de vida. Em resumo: o discipulado de outrora e de hoje, é uma formação exigente e pede a cada um, em todos os tempos e lugares, a disponibilidade de se unir ao Cristo no serviço, na entrega de vida e na resposta ao seu chamado. Não foi e não será fácil, segui-Lo, exige renúncias e oposição ao mal no mundo, porém a força do Espírito Santo, nunca abandonou os discípulos, dando-os coragem para Evangelizar, por meio da Igreja, o corpo místico de Cristo, sua esposa.
O retiro teve a presença do bispo diocesano, Dom Algacir Munhak, c.s, de Dom Manuel Parrado Carral, bispo emérito e com a participação de 69 presbíteros da Diocese.
Texto: Pe. Walison Vieira - Coordenador da Pastoral Presbiteral
Créditos/fotos: Pe. Walison Vieira