4º Encontro de Cerimoniários reúne servidores do altar na Diocese de São Miguel Paulista
Foto/Crédito: Luke Fernandes (Paróquia de São Pedro Apóstolo)
No último sábado, a Diocese de São Miguel Paulista promoveu o 4º Encontro de Cerimoniários, reunindo jovens e adultos que servem nas celebrações das paróquias. O encontro aconteceu na Paróquia de São Pedro Apóstolo, do setor Ermelino Matarazzo, cuja acolhida foi feita pelo pároco, padre Rogério Arcanjo de Matos.
O evento teve início às 8 da manhã, com a celebração da Santa Missa presidida pelo padre Lício de Araújo Vale, mestre de cerimonias da Diocese, na qual refletiu sobre a missão e espiritualidade do cerimoniário. Além do Padre Lício, estiveram presentes na celebração o padre Ronnie Von Ferreira de Souza, o padre Wetemberg Aires de Oliveira, o diácono João Victor e alguns seminaristas da diocese.
Durante a homilia, Padre Lício destacou que “o bom cerimoniário é aquele que nunca aparece, alertando para as tentações da vaidade e do autoritarismo no exercício do serviço litúrgico: Cristo é quem deve aparecer. O foco é a Eucaristia. Ser cerimoniário não é ter um cargo, mas assumir um serviço”. Ele também reforçou a importância da preparação: “A Liturgia é 95% preparação, 4% execução e 1% imprevisto.O cerimoniário é como um maestro, precisa estar em sintonia com a equipe e conhecer bem as normas litúrgicas. Na Liturgia, Cristo é sacerdote, altar e cordeiro. Nós celebramos aquilo que cremos”, concluiu.
Após a missa e o café da manhã, o padre Roberto Vieira, pároco da paróquia de São Francisco dos Pequeninos, falou sobre a espiritualidade do cerimoniário, com base no Salmo 62, ressaltando a sede de Deus como força motriz do serviço litúrgico. No período da tarde, os participantes receberam uma formação prática com o Padre Rodrigo Floco, com ênfase na adoração ao Santíssimo Sacramento e nas orientações sobre o comportamento e condução nesses momentos sagrados. A formação incluiu espaço para perguntas e esclarecimento de dúvidas.
O encontro também contou com a visita de Dom Algacir Munhak, c.s, bispo diocesano, que saudou os presentes e os incentivou a viverem o ministério com consciência e amor pelo serviço à Igreja. O evento foi encerrado com um momento de oração e o café da tarde, marcando mais um passo na formação daqueles que, com zelo e dedicação, ajudam a tornar visível a beleza da Liturgia na Diocese de São Miguel Paulista.
Texto: Padre Wetemberg Aires (Pascom Diocesana)