Dom Manuel inicia Visita Pastoral na Diocese
No dia 10 de julho Dom Manuel iniciou a Visita Pastoral na Diocese. O primeiro Setor Pastoral a receber a visita, durante os meses de julho e agosto, será o Setor Pastoral Cidade Tiradentes.
A Visita Pastoral teve início com uma assembléia, no auditório do Hospital Santa Marcelina da Cidade Tiradentes, onde estavam representadas as quatro paróquias do Setor: Paróquia do Senhor Santo Cristo, Paróquia de São José, Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e Paróquia de Santa Verônica Giuliani. O encerramento da Visita Pastoral será no dia 28 de Agosto, sábado, às 16h00, com celebração eucarística a ser presidida pelo Bispo Diocesano na Igreja matriz da Paróquia do Senhor Santo Cristo.
A Visita Pastoral assume um grande significado quando olhada à luz da fé dentro de uma comunidade cristã católica. O sentido fundamental da Visita Pastoral é lembrar que o próprio Deus caminha com seu Povo e suscita entre o povo, pessoas que representam sua presença e devem levar em sua mensagem o anúncio da vontade de Deus.
Assim a Visita Pastoral quer lembrar que a fé nos reúne na família de Deus-Pai, que o Espírito Santo nos enche de esperança, e que Jesus Cristo é a força que nos impulsiona para a vida e nos anima a continuar nossa caminhada.
Outro objetivo da Visita Pastoral é mostrar ao Bispo, como autoridade legítima da Igreja, que a Paróquia está caminhando de acordo com as exigências evangélicas, pastorais e administrativas e mesmo canônicas da nossa Igreja.
Na verdade essa observância serve para nos dar a segurança de que estamos mantendo a unidade, construindo a comunhão e desenvolvendo os serviços e ministérios que buscam construir o Reino de Deus. Por outro lado, reafirma como testemunho a nossa convicção nos três princípios fundamentais de autoridade na nossa Igreja, ou seja, a Bíblia, a Tradição e o Magistério.
- Maria Santíssima, com o título de Nossa Senhora da Penha, nos inspire a enfrentar com coragem os desafios, a suportar os sofrimentos e, principalmente, a atender as pessoas na comunidade e fora dela com a mesma presteza que ela sempre teve para com todos.