Bíblia - Palavra de Deus semeada no meio do Povo
O lema do 5º Plano Diocesano de Pastoral “Ide e fazei com que todos os povos se tornem meus discípulos” é um convite ao aprofundamento da leitura e da reflexão da Palavra de Deus para, como fiéis discípulos missionários, semearmos a mensagem de Jesus Cristo no meio do povo.
A primeira atitude do discípulo missionário é acolher a Palavra e transformá-la em atitude de vida. Quando Deus fala, toma a iniciativa de entrar em diálogo de amor com o ser humano e este responde com a obediência da fé.
Por mais necessário que seja o estudo é indispensável a leitura que, no diálogo pessoal e comunitário com Cristo e na ação do Espírito, favoreça a experiência do mistério.
A Bíblia, Palavra de Deus, deve ser lida, rezada e meditada para se tornar alimento da vida espiritual do Povo de Deus. Por isso, nas pistas de ação das prioridades do nosso plano de pastoral insiste-se na prática da leitura orante da Bíblia.
Existem muitas formas de se aproximar da Sagrada Escritura, porém, existe uma privilegiada à qual todos somos convidados: o exercício da Leitura Orante (Lectio Divina) da Sagrada Escritura que, se bem praticada, nos conduz ao encontro com Jesus, conforme nos diz o Documento de Aparecida, nº 249.
Pensando nisso, através deste meio de comunicação, em comunhão com a CNBB, desejo presentear a Diocese, a partir deste mês da Bíblia, com a Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, on-line, auxiliando os internautas com a missão de evangelizar dedicando-se ao serviço da construção do Reino de Deus.
+ Dom Manuel