Homilia para a missa do Dia do Seminário Diocesano de São Miguel Paulista
29 de setembro de 2010
Caros Padres
Prezados Seminaristas,
É uma grande alegria podermos estar reunidos ao redor do altar do Senhor, para participarmos da mesa da Palavra e da Eucaristia. Hoje celebramos o nosso padroeiro diocesano, São Miguel Arcanjo e o Dia do Seminário Diocesano. A festa litúrgica de hoje nos convida a honrarmos as três figuras angélicas a quem a Sagrada Escritura denomina com um nome de Miguel, Gabriel e Rafael.
São Miguel Arcanjo. O seu nome significa Quem como Deus? - Ninguém é como Deus. Essa convicção deve nos tornar vigilantes contra o perigo de criarmos ídolos para o nosso próprio uso ou colocarmos nossa confiança e objetivo no dinheiro, na fama, no poder e no prazer a todo custo. Quem assim o fizer, ficará desiludido. Fora de Deus ninguém pode conduzir o ser humano à salvação, à verdadeira felicidade. Ninguém como Deus! É a mensagem de São Miguel na festa de hoje.
São Gabriel Arcanjo. cujo nome significa Deus é a minha força. Apresenta-se sempre como portador de grandes notícias. É o encarregado de transmitir da parte de Deus a mais alegre mensagem: A Encarnação do Filho de Deus. As suas palavras são repetidas inúmeras vezes num louvor a Nossa Senhora que jamais terá fim: Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo, bendita és tu entre as mulheres. Deus é a nossa força. A festa de hoje lembra a todos nós, que não estamos sozinhos. Deus está sempre ao nosso lado, nos dando força e coragem.
São Rafael Arcanjo. Seu nome significa Deus cura. Remédio de Deus. Foi enviado pelo Senhor para acompanhar o jovem Tobias na sua viagem e para socorrer Sara na sua adversidade. É venerado como Padroeiro dos caminhantes e dos doentes.
Meus irmãos, a vida é uma longa viagem que termina em Deus. Deus pensou em nós desde toda a eternidade e amou-nos como pessoas únicas, chamando-nos a cada um pelo nome, como o Bom Pastor, que chama as ovelhas pelo nome.
A vocação se apresenta a cada um de nós como um caminho a se percorrer e no fim do qual Deus nos espera. É muito importante a busca do conhecimento da vontade de Deus. É uma caminhada longa para o discernimento.
É importante encontrarmos “anjos”, pessoas mensageiras de Deus que nos escutam, nos orientam e nos ajudam no processo de conhecimento da vontade de Deus a nosso respeito. É o serviço que a Igreja presta aos jovens com a Pastoral Vocacional.
Essa Casa de formação, o Seminário Diocesano de São Miguel Paulista tem como objetivo ajudar os jovens que se sentem chamados ao sacerdócio a aprofundarem suas motivações, a crescerem em sua identificação com Jesus Cristo o Bom Pastor, o Sumo e Eterno Sacerdote, pois, no mundo eles deverão ser a presença de Jesus, o Bom Pastor, junto a todos os que sofrem com as dores do corpo e da alma. Perpetuarão no mundo a ação de Jesus o Sumo e Eterno Sacerdote que Se oferece constantemente ao Pai pela redenção do mundo.
Caros padres, prezados seminaristas, o Seminário é um santuário. É a Casa de Deus. É o lugar santo, onde o Senhor se compraz e quer dialogar com seus filhos e contar seus segredos. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi... Já não vos chamo servos, mas amigos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas a vos eu revelei todos os meus projetos...
O Seminário Diocesano deve ser o centro irradiador, deve ser o sinal visível do mistério da bondade e da fidelidade de Deus, que continua chamando pessoas para se colocarem generosamente a serviço do povo, como bons e zelosos pastores. Caros Seminaristas, no dia de hoje, peçam especialmente a proteção dos anjos para que no meio das decisões a tomar em suas vidas, saibam sempre procurar a vontade de Deus.
Caros padres formadores, ajudar os outros em sua caminhada vocacional deve ser o mais nobre objetivo de nossa vida. Deus dá-nos luz para os outros. O Senhor serve-se de nós como tochas para iluminar os caminhos, para aquecer os corações na generosa entrega ao Senhor. Os formandos devem sempre encontrar nos senhores a disponibilidade de percorrer com eles o caminho que leva a Deus. Que alegria sermos instrumentos de Deus para colaborar com Ele na formação de seus sacerdotes.
Que São Miguel Arcanjo, nosso Padroeiro, São Gabriel e São Rafael intercedam por todos nós; que São José nos ensine como crescer na vida interior, a vida de intimidade com Jesus e Maria; e que a Virgem Nossa Senhora da Penha nos abençoe e nos proteja hoje e sempre. Amém!
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Dom Manuel Parrado Carral