José de Anchieta em São Miguel Paulista
A Diocese de São Miguel Paulista se alegrou e festejou a canonização de Anchieta com uma missa de Ação de Graças na Catedral de São Miguel Arcanjo, no dia 02 de abril, às 19h30, presidida pelo bispo diocesano, Dom Manuel Parrado Carral.
Os jesuítas José de Anchieta e Pe Manuel da Nóbrega estavam em Piratininga, em São Paulo, quando um grupo de índios guaianases por eles catequizados, fugindo dos colonizadores portugueses que foram transferidos da vila de Santo André para o planalto, subiram o rio Ururaí, hoje Tietê, em 1560 e se estabeleceram em suas margens criando a aldeia de Ururaí, hoje São Miguel Paulista.
Pe. Manuel da Nóbrega, superior da Companhia de Jesus no Brasil, designou o Pe. José de Anchieta para visitar a tribo nas terras do Ururaí. Sua missão foi continuar o trabalho de evangelização iniciado em Piratininga. Para isso o Pe. José de Anchieta construiu a primeira capela, em torno da qual a aldeia cresceria. Ele dedicou essa primeira capela a São Miguel Arcanjo pelo qual tinha grande devoção pessoal. A primitiva capela deu origem a atual construção de 1622.
São José de Anchieta foi declarado santo pelo decreto assinado pelo Papa Francisco no dia 03 de abril de 2014 e, no próximo dia 24 de abril será celebrada missa em ação de graças na Igreja de Santo Inácio de Loiola, em Roma, presidida pela Papa Francisco.