Diocese celebra a ordenação de quatro diáconos transitórios
A celebração aconteceu na Basílica de Nossa Senhora da Penha, na manhã do dia 13 de março, presidida pelo nosso bispo diocesano, Dom Manuel Parrado Carral.
Na manhã do dia 13 de março, na Basílica de Nossa Senhora da Penha, nosso bispo diocesano, Dom Manuel Parrado Carral, presidiu a solene celebração eucarística, na qual ordenou quatro novos diáconos para a nossa Diocese de São Miguel Paulista: Ednaldo Barbosa Leal, que escolheu como lema "anunciar o Evangelho" (1Cor 9,16); Felipe Matheus de Sá, cujo lema é "pela caridade, colocai-vos a serviço uns dos outros" (Gl 5,13); João Carlos Lima Dutra, que optou pelo texto da carta aos romanos, "a esperança não decepciona" (Rm 5,5); e Ronaldo Fernandes Vieira, que escolheu o texto de 1Pd 4,10: "Cada um exerça o dom que recebeu para se colocar a serviço do próximo".
A celebração, que foi concelebrada por diversos padres de nossa Diocese, aconteceu com todas as normas de distanciamento social exigidas pelo órgãos civis e sanitários e também em conformidade com as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para este tempo de pandemia. Em sua homilia, nosso bispo refletiu sobre o ministério diaconal a partir dos lemas escolhidos pelos ordenados, acolheu-os no presbitério de nossa igreja particular e agradeceu, de modo especial, aos padres que se dedicaram à formação destes irmãos, seja no próprio seminário, seja nas atividades pastorais, aos fins de semana.
O rito da ordenação aconteceu como de costume: chamada dos candidatos, propósito dos ordenandos e promessa de respeito e obediência, ladainha de todos os santos, imposição das mãos e prece de ordenação, paramentação, entrega do livro dos Evangelhos e ósculo da paz que, devido à pandemia, foi feito à distância, apenas pelo bispo diocesano.
Em nossa Diocese, os diáconos transitórios permanecem residindo no Seminário Diocesano, exercendo seu ministério junto aos seminaristas, durante a semana, e aos sábados e domingos nas paróquias, conforme nomeação do bispo diocesano. Rezemos por estes nossos irmãos e pela nova missão que abraçaram.