Dom Manuel ordena dois diáconos transitórios
"Lembrem-se que, como colaboradores da ordem sacerdotal, devem viver em comunhão", disse Dom Manuel.
(Fotos: Vinicius Rocha, Pascom Diocesana)
Na manhã do dia 27 de novembro, na Basílica de Nossa Senhora da Penha, nosso bispo diocesano, Dom Manuel Parrado Carral, presidiu a solene celebração eucarística na qual foram ordenados diáconos, em vista do presbiterato, os seminaristas Renan Costa Silva e Robson de Almeida Matos. A missa foi concelebrada pelo nosso bispo emérito, Dom Fernando Legal, SDB, e por diversos padres da nossa Diocese, e contou com a participação dos seminaristas, religiosos e religiosas, e grande número de fiéis das paróquias por onde os seminaristas passaram enquanto estavam em formação. Os lemas escolhidos, pelos agora ordenados, foram: "Tende em vós os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus" (Fl 2,5), do Diácono Renan; e "Somos servos inúteis. Fizemos que devíamos fazer" (Lc 17,10), do Diácono Robson.
Em sua homilia, Dom Manuel refletiu brevemente acerca da missão dos diáconos, e finalizou exortando-os a viver em comunhão com a igreja particular, agradecendo, também, aos familiares dos ordenandos por doarem os seus filhos para a Igreja.
O rito da ordenação aconteceu como de costume: chamada dos candidatos, propósito dos ordenandos e promessa de respeito e obediência, ladainha de todos os santos, imposição das mãos e prece de ordenação, paramentação, entrega do livro dos Evangelhos e ósculo da paz que, devido à pandemia, foi feito apenas pelo bispo diocesano.
Em nossa Diocese, os diáconos transitórios permanecem residindo no Seminário Diocesano, exercendo seu ministério junto aos seminaristas durante a semana, e aos sábados e domingos nas paróquias, conforme nomeação do bispo diocesano. Rezemos por estes nossos irmãos e pela nova missão que abraçaram.