Mensagem de agradecimento
Pe. Vicente Frisullo, OSsT
No dia 23 de dezembro de 2018, na missa das 9h00, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Vila Curuçá, deu-se a despedida do Pe. Vicente Frisullo, que depois de 32 anos de serviço missionário em nossa Diocese regressou em definitivo para sua terra natal. Nesta ocasião o Manuel dirigiu-lhe a mensagem abaixo:
Pe. Vicente, o livro do Eclesiastes nos apresenta um belo ensinamento para o momento que estamos vivenciando. “Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus: tempo para plantar... tempo para construir... tempo para abraços... tempo para apartar-se...”. A sabedoria está em viver intensamente, com paixão, com entusiasmo e alegria, cada momento, cada situação, cada desafio, cada vitória, cada aparente derrota na certeza de que Deus tudo dispõe para o melhor bem de seus filhos.
O senhor, Pe. Vicente, deixa para todos nós da Diocese de São Miguel Paulista, o legado, o testemunho de uma pessoa que entregou sua vida com suas qualidades, dons e defeitos, pois, todos nós os temos, inteiramente ao Senhor Jesus servindo sua Igreja, Povo de Deus com paixão, entusiasmo e ousadia, sempre caminhando, jamais retrocedendo.
Sua atuação como pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Vila Curuçá, é um testemunho do que acabo de afirmar. Seu empenho missionário, empreendedor possibilitou que esta paróquia gerasse para a Igreja Diocesa-na uma nova paróquia: Paróquia de São José Patriarca e se difundisse por várias comunidades eclesiais.
Destaco seu envolvimento e sua colaboração na vida pastoral da Diocese de São Miguel Paulista: sua atuação dinâmica e criativa na coordenação da Catequese por anos a fio, o encontro do Bispo com os crismandos que neste ano de 2018 chegou a 21ª edição, por muitos anos foi o coordenador diocesano de Pastoral, Diretor da Escola Diaconal onde são formados os nossos futuros diáconos permanentes, sua colaboração na formação dos seminaristas como professor na Faculdade de Teologia Paulo VI e professor no Instituto de Teologia São Miguel, onde são formados nossos agentes de Pastoral.
Sobressai em sua figura de sacerdote pertencente à Ordem Religiosa dos Padres Trinitários um profundo senso eclesial que se expressou, em todos estes anos, pela sua presença junto ao presbitério, seu compromisso com a pastoral de conjunto e fidelidade ao bispo diocesano.
Quero expressar todo reconhecimento de nossa Diocese e o meu agradecimento pessoal por sua presença amiga e solidária no Conselho de Presbíteros e em todos os momentos alegres e sofridos de nossa vida presbiteral e diocesana.
Eternamente agradecidos, nós o acompanhamos com nossas orações, rogando a Nossa Senhora dos Remé-dios que o proteja hoje e sempre.
Fraternalmente, em Cristo Jesus,
Dom Manuel Parrado Carral