Audiência Geral de 18 de setembro de 2019
PAPA FRANCISCO
AUDIÊNCIA GERAL
Quarta-feira, 18 de setembro de 2019
Locutor:
A partir do Pentecostes, os Doze deixam de ser pessoas sozinhas; vivem uma sinergia especial que os descentraliza de si mesmos e os leva a dizer: «o Espírito Santo e nós». Na força desta aliança, os Apóstolos não se deixam assustar por ninguém; são os megafones do Espírito Santo, enviados por Jesus ressuscitado a difundir por toda a parte a Palavra que salva. Esta determinação deles faz tremer o sistema religioso judaico, que se sente ameaçado e pensa responder com a violência e condenações à morte. Mas, no Sinédrio, levanta-se Gamaliel, um doutor da lei estimado por todo o povo, e convida os seus correligionários a exercitar a arte do discernimento, verificando se a nova religião é obra de Deus ou dos homens. Dotado de sabedoria profética, convida os outros a não cederem à tentação das pressas, mas aprenderem a esperar o desenvolvimento dos processos no tempo. De facto, Deus fala e manifesta-se também através do tempo, conferindo a cada ente a sua solidez: o que vem de Deus dura para sempre, e o homem não poderá destrui-lo. O discernimento proposto por Gamaliel é uma arte preciosa também para nós, comunidade eclesial do terceiro milénio, porque nos convida a cultivar um olhar contemplativo sobre os acontecimentos, a não fazer juízos precipitados e a pensar que um verdadeiro crente dá fruto a seu tempo.
* * *
Santo Padre:
Con cordiale affetto, saluto tutti i pellegrini di lingua portoghese, in modo speciale i gruppi di Fernandópolis, della diocesi di Friburgo e della parrocchia di São Pedro da Cova. Il Signore vi benedica, perché siate dovunque faro di luce del Vangelo per tutti. Possa questo pellegrinaggio rinvigorire nei vostri cuori il sentire e il vivere con la Chiesa. La Madonna accompagni e protegga voi tutti e i vostri cari!
* * *
Locutor:
Com cordial afeto, saúdo todos os peregrinos de língua portuguesa, em especial os grupos de Fernandópolis, da diocese de Friburgo e da paróquia de São Pedro da Cova. O Senhor vos abençoe, para serdes em toda a parte farol de luz do Evangelho para todos. Possa esta peregrinação fortalecer nos vossos corações o sentir e o viver com a Igreja. Nossa Senhora acompanhe e proteja a vós todos e aos vossos entes queridos.