Mensagem pelo Dia Mundial de Oração pelas vocações
“As vocações, dom do amor de Deus”
No próximo dia 29 de abril, quarto domingo da Páscoa, conhecido como Domingo do Bom Pastor, celebramos o 49° Dia Mundial de Oração pelas vocações, dia instituído pelo Papa Paulo VI em 1964, no contexto da realização do Concílio Vaticano II.
Desde então, a cada ano, o Santo Padre dirige à Igreja uma mensagem especial para este dia. A mensagem do Papa Bento XVI para este ano tem como tema “As vocações, dom do amor de Deus”.
Em sua mensagem o Papa nos fala do amor infinito de Deus, que nos amou desde toda eternidade e por amor nos deu a vida e nos chama a viver em comunhão com Ele. Esta é a vocação primeira de todo ser humano: viver em comunhão com Deus, pois, este encontro com Deus, com seu amor, transforma, dá sentido à nossa vida e faz com que sejamos homens e mulheres felizes.
Alicerçadas neste amor de Deus, surgem as vocações específicas de especial consagração a Deus, na vida religiosa, no sacerdócio e na vida matrimonial. Bento XVI expressa seu “Desejo que as Igrejas locais se tornem ‘lugar’ de vigilante discernimento e de verificação vocacional profunda, oferecendo aos jovens e às jovens um acompanhamento espiritual sábio e vigoroso”.
Falando da Família como “comunidades de vida e de amor” o Papa cita a Exortação Apostólica Familiaris consortio que diz ser a família “o primeiro e melhor seminário da vocação à vida consagrada pelo Reino de Deus” e pede “Que os Pastores e todos os fiéis leigos colaborem entre si para que, na Igreja, se multipliquem estas ‘casas e escolas de comunhão’ a exemplo da Sagrada Família de Nazaré, reflexo harmonioso na terra da vida da Santíssima Trindade”.
Meus irmãos e minhas irmãs, unido a estes sentimentos do Papa, me dirijo aos padres, aos diáconos, aos religiosos, às religiosas, às consagradas, aos fiéis leigos e de modo muito especial aos Agentes da Pastoral Vocacional e aos membros da Equipe de Formação de nossa Diocese para agradecer todo o trabalho e empenho junto aos jovens e aos vocacionados, acompanhando-os em sua caminhada de discernimento e de acolhida generosa ao apelo do Senhor. Envio a todos minha bênção com os votos de todo bem e toda graça.
Dom Manuel Parrado Carral