Homilia para a celebração do 15º encontro dos crismandos com o Bispo Diocesano
Catedral de São Miguel Arcanjo - 27 de maio de 2012
Queridos jovens e adultos que se preparam para o sacramento da crisma ou que foram crismados neste ano de 2012. Vocês vieram de suas paróquias e comunidades, nessa solenidade de Pentecostes, para o tradicional encontro com o Bispo. Estou alegre e feliz por estar com vocês nesta tarde.
Com o afeto de pastor, saúdo a todos e a cada um e agradeço-lhes por terem vindo ao nosso encontro e por manifestarem na alegria, fruto do Espírito Santo, o desejo de serem confirmados na fé que receberam no batismo, preparando-se para receberem a crisma. Por isso, vamos repetir juntos: Agradecemos ao Senhor o Dom da Fé.
Saúdo os padres aqui presentes e agradeço o zelo pastoral e a dedicação em acompanhar e orientar os nossos jovens, em suas paróquias e comunidades, na busca de sua realização como pessoa e como discípulos missionários de Jesus Cristo.
Que o Espírito Santo os inunde com seus dons para que possais, como verdadeiros profetas da Nova Aliança, alicerçados em Cristo, anunciar ao mundo dos jovens a Palavra que vem de Deus. Por isso, vamos repetir juntos: Agradecemos o zelo pastoral de nossos padres.
Acolho e saúdo de coração os nossos ardorosos catequistas aqui presentes. Bem aventurados os evangelizadores, os que anunciam a pessoa de Jesus Cristo e seu Reino de Amor.
Vocês são felizes porque não só acolhem em suas vidas a mensagem do evangelho, a Palavra que é Jesus Cristo, mas com generosa dedicação a transmitem aos outros. (Pedir aos catequistas para ficarem em pé) Vamos repetir juntos: Agradecemos a dedicação de nossos catequistas.
Caros crismandos, hoje a Igreja celebra a solenidade de Pentecostes. Pentecostes era uma festa judaica que acontecia 50 dias após a páscoa dos judeus e que fazia memória da libertação do povo de Israel do Egito. Daí vem o nome de Pentecostes: 50 dias. Essa festa era celebrada com grande alegria pelo povo judeu que celebrava a colheita do trigo e cheio de esperança ia ao templo levar suas oferendas.
O primeiro Pentecostes cristão aconteceu quando se completaram 50 dias da Páscoa da Ressurreição do Senhor. O Espírito Santo manifesta-se, aos discípulos reunidos no cenáculo em companhia de Nossa Senhora, como forte rajada de ventos e línguas de fogo. Cada discípulo, investido pelo Espírito Santo, é transformado interiormente e sem medo se põe a proclamar e anunciar Jesus Cristo. Como nos narra o livro dos Atos dos Apóstolos, todos os povos conseguiram entender a mensagem na sua própria língua. Por isso, vamos repetir juntos: O Espírito Santo une todos os povos.
A ação do Espírito Santo não elimina as diferenças de raças e culturas, mas as anima para criar uma unidade mais profunda. A linguagem do Espírito Santo é o amor que torna possível a comunhão universal, nos torna fortes e corajosos para vivenciarmos a nossa fé em meio a todas as dificuldades e contradições de um mundo globalizado e secularizado. Vamos repetir: A linguagem do Espírito Santo é o amor, o perdão e a reconciliação.
O Beato João Paulo II, grande amigo dos jovens, escreveu em 1985: O primeiro apelo que quero fazer hoje aos jovens é este: não tenhais medo! Não tenhais medo da vossa própria juventude, nem dos desejos profundos que experimentais de felicidade, de verdade, de beleza e de amor duradouro...Não tenhais medo! Quando olho para vocês, jovens, sinto uma profunda gratidão e uma grande esperança.
O tempo em que vivemos não é apenas tempo de perigos e de inquietudes. É tempo de esperança. E vocês jovens aqui presentes, que pelo sacramento da crisma vão se tornar discípulos missionários de Jesus Cristo, serão os protagonistas e os agentes da construção de um mundo de esperança e de paz. Vocês jovens são a diferença! Por isso, vamos repetir: Os jovens são a diferença, os jovens fazem a diferença!
O Setor Juventude de nossa Diocese está se organizando para se mobilizar em preparação à Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro, com a presença do Papa Bento XVI. As inscrições começam em julho deste ano. Mantenham-se informados acessando o site da Diocese e o site do Setor juventude.
Numa das celebrações da primeira jornada diocesana da juventude eu dizia aos jovens que, a experiência da jornada mundial da Juventude não pode se restringir ao encontro mundial e muito menos aos que podem viajar e viver essa experiência. Ela foi sonhada e idealizada pelo Beato João Paulo II para reacender em cada jovem a chama do Amor e para demonstrar a força da juventude na transformação da sociedade.
As jornadas da Juventude têm uma espiritualidade própria que é marcada por quatro pontos: 1- Encontro pessoal com Jesus Cristo; 2- Amor á Igreja, expresso na pessoa do Papa; 3- Viver a universalidade da comunhão da Igreja; 4- Os jovens protagonistas da nova evangelização/ e da construção da civilização do amor. Vamos repetir:...
Na Jornada Mundial, do Rio de Janeiro, acontecerá um novo Pentecostes. Jovens do mundo inteiro estarão ali com diferentes costumes, falando línguas diferentes, mas todos unidos, se entendendo na linguagem do amor difundido pelo Espírito Santo.
No evangelho que foi proclamado, Jesus comunica sua paz e todos se alegram com sua presença. Jesus transmite aos discípulos o dom do Espírito Santo para continuarem a Sua missão. O Espírito Santo é a fonte da unidade, Ele derruba todas as barreiras, e, aonde quer que chegue, elimina o pecado.
Esta é a Boa Notícia que a Igreja anuncia a todos. Em Jesus Cristo, Deus torna-Se próximo de cada um de nós, liberta-nos e nos renova interiormente. Numa comunidade onde o Espírito Santo está presente todos os membros são enriquecidos pelos Seus Dons, dons que não podem criar competições, invejas ou discórdias, mas devem estar a serviço da unidade.Vamos repetir: Os dons devem estar a serviço da unidade. Sejamos, pois, agradecidos a Deus pelo dom do Sacramento da Reconciliação que perdoa os nossos pecados.
A Igreja deve criar as condições para que o Espírito Santo entre no coração de todas as pessoas, pois, em quem não chega o Espírito Santo, o pecado continua existindo.
Queridos crismandos, as palavras de Jesus são um apelo à responsabilidade de todos os cristãos. Todos os discípulos de Jesus Cristo devem estar conscientes de que os pecados não serão apagados se eles não se comprometerem em criar as condições, para que todas as pessoas abram o próprio coração à ação do Espírito Santo.
É o apelo que o Papa Bento XVI faz aos jovens quando lhes propõe como lema da Jornada Mundial no Rio de Janeiro as palavras de Jesus: “Ide e fazei discípulos todos os povos”. Ao receber o sacramento da Crisma, marcados com a unção do óleo do Crisma, que os distinguirá dentro da comunidade cristã, vocês serão chamados a levar ao mundo o testemunho de sua fé em Jesus Cristo.
Quero reafirmar a minha alegria por esse encontro com vocês nessa tarde. Que o Espírito Santo conceda aos jovens e adultos que foram e que serão crismados neste ano, aos catequistas que com dedicação os orientam anunciando e testemunhando Jesus Cristo, as graças e as bênçãos necessárias para que todos vocês sejam discípulos missionários de Jesus Cristo. Que São Miguel Arcanjo, padroeiro de nossa Diocese, nos proteja e que a Virgem Maria, Nossa Senhora da Penha, interceda por todos nós.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Dom Manuel Parrado Carral