Perante os Vossos Anjos vou cantar-vos, ó Senhor
A festa do padroeiro diocesano, São Miguel Arcanjo, celebrada no dia 29 de setembro, na Catedral de São Miguel foi motivada por três momentos: 1. De 15/08 a 29/09 – quaresma de São Miguel; 2. De 02/09 a 16/09 – celebrações nas famílias e nos setores missionários; 3. De 17/09 a 25/09 novena festiva - presidida a cada dia por um bispo convidado, e teve como tema central: A luz da fé cristã ilumina a existência humana (Lumen Fidei, do Papa Francisco).
No dia da festa, tivemos a procissão e a missa festiva às 19h00, presidida por Dom Manuel Parrado Carral, com grande participação do povo. Em sua homilia o Bispo Diocesano lembrou que na Sagrada Escritura, encontramos várias referências aos Anjos de Deus, mas, somente de três conhecemos o nome: Gabriel, Rafael e Miguel. Miguel é o defensor da glória de Deus. Disse que, o profeta Daniel apresenta o Arcanjo Miguel como o Anjo do povo de Deus, o seu defensor nos tempos de angústia.
Lembrou que celebrar o nosso padroeiro diocesano no contexto do Ano da Fé e do Ano Jubilar de nossa Diocese, 1989- 15 de março -2013, se reveste de um significado todo especial, porque como afirmou o Papa Francisco, “São Miguel, cujo nome significa, Quem como Deus? É o campeão do primado de Deus, da sua transcendência e potência”.