Primeiro encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal
Aconteceu em Manaus, de 28 a 31 de outubro, o primeiro encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) através da Comissão Episcopal para a Amazônia, que tem como presidente o Cardeal Dom Cláudio Hummes.
O encontro reuniu bispos, coordenadores de pastoral, religiosos, religiosas, leigos e leigas dos seis regionais da CNBB que fazem parte da Amazônia Legal: Norte 1 (norte do Amazonas e Roraima), Norte 2 (Amapá e Pará), Norte 3 (Tocantins e norte de Goiás), Nordeste 5 (Maranhão), Noroeste (Acre, sul do Amazonas e Rondônia) e Oeste 2 (Mato Grosso).
Na abertura do 1º encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, Dom Cláudio Hummes disse: “Estamos aqui em um encontro que pretende ser amplo, profundo, histórico”. Dirigindo-se aos participantes afirmou: “Vocês representam mais da metade do território nacional” e questionou “Hoje, como estamos respondendo aos desafios da Amazônia”?
Ao lembrar as palavras do papa Francisco, dom Cláudio disse que a Amazônia é um banco de prova, um teste decisivo para o futuro da Igreja. “Nós Igreja temos de saber ouvir e resolver. O papa nos disse para termos coragem. É preciso arriscar, ir para frente, porque se não arriscarmos já estamos errando”, acrescentou.
Durante quatro dias os participantes discutiram a realidade política, social, econômica, cultural e religiosa da região, e a contribuição da Igreja Católica para a promoção e defesa da vida dos seus habitantes e de sua biodiversidade. No final do encontro foi redigida e divulgada uma carta/compromisso.
Clique aqui e leia a carta na íntegra
Fonte: Notícias da CNBB