Mensagem aos Leigos e Leigas da Diocese de São Miguel Paulista
Abertura do Ano Nacional do Laicato – 26/11/2017-25/11/2018
Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo
“Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).
Na solenidade litúrgica de Jesus Cristo Rei do Universo - Dia do Leigo é com alegria que me dirijo a todos os leigos e leigas da Diocese de São Miguel Paulista. Saúdo as crianças, os adolescentes, os jovens, os adultos, os idosos e os casais que, como membros vivos desta Igreja Particular, no seu cotidiano, procuram testemunhar ao mundo a alegria de ser cristão.
Caros irmãos e irmãs, este ano a solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo marca a abertura do Ano Nacional do Laicato, proclamado pela CNBB de 26/11/2017 a 25/11/2018, com o tema: Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).
Nesta mensagem quero, a partir da oração para o Ano Nacional do Laicato, agradecer à Trindade Santa os dons, ministérios e serviços que todos os membros desta Igreja Particular realizam em nossas comunidades e pedir que todos os batizados atuem como sal da terra e luz do mundo: na família, na escola, no trabalho, na política, de forma organizada na Igreja e na sociedade à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres.
Neste mundo violento, desorientado e, muitas vezes, sem perspectivas, sem sentido da vida, sem razões para viver, precisamos ser homens e mulheres da esperança, anunciando Aquele que é a razão de nossas vidas. Para isto, muito nos ajudará a Campanha da Fraternidade de 2018 que tem como lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). Viver esta fraternidade será a forma de ser luz, sal e fermento no mundo: “Vejam como eles se amam” diziam os pagãos a respeito dos primeiros cristãos que levavam a sério as palavras de Jesus: “nisto todos reconhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 13,35).
Que a Virgem Maria, venerada em nossa Diocese sob o título de Nossa Senhora da Penha, interceda por todos os leigos e leigas de nossa Diocese para que sejam no mundo sal, luz e fermento, verdadeiras testemunhas do Amor, da Esperança e da Alegria de ser cristão e cristã.
A todas e a todos minha bênção como penhor das graças de Deus.
Dom Manuel Parrado Carral
Bispo Diocesano de São Miguel Paulista