Campanha da Fraternidade 2020
TEMA: Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso
LEMA: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34)
Como acontece todos os anos, desde 1964, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, nos apresenta, neste ano de 2020, a Campanha da Fraternidade com o tema Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso e o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, como um projeto de conversão pessoal, comunitária e social a ser vivenciado no tempo da quaresma, cujo início se dá na quarta-feira de cinzas.
O objetivo geral da CF/20 é “conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”.
Entre os vários objetivos específicos desta Campanha, destacamos:
– Apresentar o sentido de vida proposto por Jesus nos Evangelhos;
- Propor a compaixão, a ternura e o cuidado como exigências fundamentais da vida para relações mais humanas;
- Fortalecer a cultura do encontro, da fraternidade e a revolução do cuidado como caminhos de superação da indiferença e da violência;
- Cuidar do planeta, nossa Casa Comum, comprometendo-se com a ecologia integral.”
O texto do Evangelho indicado para nossa reflexão é a parábola do Bom Samaritano, Lc 10,25-37, dando enfoque aos versículos 33 e 34 de onde retira seu lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. Esta parábola nos apresenta duas maneiras de ver o mundo, de contemplar a realidade que nos cerca: o olhar de indiferença, que ignora as pessoas excluindo a vida e destruindo a natureza; e o olhar solidário, que vê o próximo como irmão e o acolhe com amor e compaixão.
“Se Deus viesse à nossa porta, como seria recebido? Aquele que bate à nossa porta, em busca de conforto para a sua dor, para o seu sofrimento, é outro Cristo que nos procura” (Santa Dulce dos Pobres)
Recomendamos a todos os fiéis de nossa Diocese, aos membros das pastorais, movimentos e ministérios extraordinários a participarem dos encontros de oração da Campanha da Fraternidade como meio de vivenciarem a quaresma como tempo de graça e conversão na caminhada para a Páscoa do Senhor, certeza de nossa páscoa futura, convidando, ao mesmo tempo, a todos, para que participem da celebração de abertura da CF-2020, já tradicional em nossa Diocese.
CELEBRAÇÃO DE ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2020
01/03/2020 (1º Domingo da Quaresma)
na Catedral de São Miguel Arcanjo, às 15h
Dom Manuel Parrado Carral
Bispo Diocesano de São Miguel Paulista